Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 18:07

    Imprimir


O Distrito Federal é o local onde mais mulheres morrem vítimas de câncer em todo o país. No ano passado, 124 mulheres morreram vítimas do câncer de mama no DF. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2006, entre as mulheres, a estimativa é de 660 novos casos da doença e 220 de câncer no colo do útero.

Só neste ano, devem ser contabilizados 5,6 mil casos da doença no DF, número foi maior do que no ano anterior. A coordenadora de câncer da Secretaria de Saúde, Selma Araújo, explica que o número de pessoas com câncer tende a crescer. Primeiro porque a sobrevida das pessoas cresceu e também graças ao sedentarismo e à alimentação.

“A alimentação saudável seria aquela rica em fibras, pobre em gorduras saturadas, menos carne vermelha e mais legumes e frutas. É importante que se faça uma atividade física para se prevenir qualquer tipo de câncer”, explica Selma Araújo.

Casos A aposentada Marinete Coelho descobriu que tinha câncer de mama há 12 anos. Ela fez uma cirurgia e retirou uma parte do seio. Como tratamento, fez radioterapia e passou cinco anos tomando medicação. Hoje ela está curada e o que ajudou foi o diagnóstico precoce. “Eu sempre fiz o auto-exame. Fui ao posto de saúde e o médico me pediu para fazer a mamografia. Quando ele viu o resultado, já me encaminhou para o Hospital de Base”, conta Marinete.

Entre os homens, devem ser registrados 530 novos casos de câncer de próstata e 180 de câncer no pulmão e na traquéia. Esses são os tipos com maior incidência no DF. A prevenção ainda é a única possibilidade de cura.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257746/visualizar/