Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 16:37

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá reeditar as reuniões do Conselho Político que, durante a campanha eleitoral, teve papel importante na discussão da estratégia vitoriosa para a reeleição de Lula. "O Conselho funcionou com uma certa freqüência e teve um papel político muito importante nas definições dos rumos da campanha", disse hoje o presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, após reunião com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

Durante o encontro, segundo ele, foi discutida a possibilidade de o governo voltar a reunir o Conselho Político, embora com uma modificação na lista dos participantes. Ele explicou que a idéia é reunir os presidentes dos partidos aliados. Neste primeiro momento, participariam da reunião o PMDB, PC do B, PSB, PRB e PV. Segundo Marco Aurélio, o PTB e PL mantém outro tipo de relação atualmente com o governo, ou seja, são partidos que foram a base aliada, mas não tem apoio formal com cargos definidos no governo para o segundo mandato.

Marco Aurélio discutiu hoje com Tarso Genro a forma de relacionamento que o PT terá com o presidente Lula no segundo mandato e não a distribuição de cargos. "O PT não tem espaço originais no governo. Não haverá problemas para abrir lugar para aliados. Até espaços que originalmente foram ocupados pelo PT, já foram alterados", disse ainda o presidente interino do partido. "Ministérios que foram do PT deixaram de ser", observou.

Marco Aurélio disse que a articulação para definição de cargos no governo obedece a orientação definida por meio de uma declaração política do presidente Lula em defesa de um governo de coalizão. "Queremos um governo de coalizão em torno de um programa", disse. Segundo ele, a questão programática é essencial e todos os partidos têm quadros qualificados e o PT, também. No entanto, a conversa hoje com Tarso Genro não teve o objetivo de estabelecer cargos do PT no governo, mas sim, como informou Marco Aurélio, discutir de que forma será a interlocução do partido com o governo.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257965/visualizar/