Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Novembro de 2006 às 06:55

    Imprimir


Os técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram hoje em Cuiabá para vistoriar o imóvel do Seminário da Conceição. Eles entregarão um relatório à diretoria do banco para que seja avaliada a possibilidade de repassar R$ 860 mil para a conclusão da obra de restauração e recuperação do prédio.

Marisa Ferreira Maciel e Maurício Prado são da Gerência de Incentivo à Cultura do Departamento de Comunicação e Economia do BNDES e também visitaram a oficina, na qual está sendo realizado o trabalho de restauração do altar da antiga catedral de Cuiabá, que deverá fazer parte do acervo do Museu de Arte Sacra, desativado desde 1994, devido às péssimas condições físicas do Seminário da Conceição.

Após o término da restauração do Seminário da Conceição, localizado ao lado da Igreja do Bom Despacho, o imóvel voltará a abrigar o Museu de Arte Sacra e também a Pinacoteca Estadual. A rádio Canção Nova também ocupará uma parte do prédio.

A obra de restauração já teve início e o telhado foi totalmente trocado, sendo substituído por telhas coloniais. Tombado em 1977, o Seminário também já abrigou a Escola Normal do Estado, um hospital e a cadeia pública.

A obra é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com a Associação de Produtores Culturais de Mato Grosso, Governo Federal, através da Lei Rouanet, BNDES, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da multinacional John Deere.

HISTÓRIA -

O Seminário da Conceição é um dos mais antigos bens imóveis de Cuiabá (datado de 1882) e abrigou o primeiro estabelecimento secundário da província tendo como principal finalidade a Escola de formação de seminaristas. Também foi usado como enfermaria durante a epidemia da varíola e ainda abrigou o Quartel General na luta entre os políticos em 1906.

A construção foi feita de paredões de adobe, vigas de aroeira e divisórias de pau-a-pique. Foi feita entre 1858 e 1882, por escravos. O prédio do Seminário da Conceição foi o primeiro bem tombado em Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258740/visualizar/