Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 10:11

    Imprimir


Kinshasa - O presidente eleito da República Democrática do Congo (RDC, ex-Zaire), Joseph Kabila, pediu a seus conterrâneos paz e tolerância em discurso pronunciado horas depois da confirmação de sua vitória pela Comissão Eleitoral Independente. "A paz deve reinar em todos os cantos do país. Longa vida à democracia. Longa vida à República Democrática do Congo", declarou ontem à noite.

"Peço a vocês que continuem unidos e vivam em um clima de fraternidade e tolerância", pediu o presidente, que governa o país africano desde 2001. De acordo com os resultados oficiais, Kabila venceu com 58% dos votos. Seu rival, o ex-líder guerrilheiro Jean-Pierre Bemba, obteve 42%, disse Apollinaire Malu Malu, presidente da comissão eleitoral.

No geral, observadores internacionais consideraram o pleito livre e justo, mas simpatizantes de Bemba denunciam fraude generalizada. Joseph Kabila herdou a presidência do Congo depois da morte de seu pai, Laurent Kabila, em 2001. Depois de anos de guerra civil, ele conduziu o país a eleições em meio a um conturbado e violento processo eleitoral patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU). (AE)





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/260293/visualizar/