Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 17:07

    Imprimir


O leste da Rússia e algumas partes do Estado americano do Alasca se encontram sob alerta de maremoto depois do registro de um violento tremor de terras de 8,1 graus na escala Richter nas Ilhas Kuriles, enquanto que as autoridades japonesas suspenderam o alerta que havia sido decretado no arquipélago.

O terremoto ocorreu às 20h15 (9h15 de Brasília), a cerca de 390 km da ilha de Etofuru, no arquipélago das Kuriles, administrado pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial.

O hipocentro foi localizado 30 km no fundo do Oceano Pacífico, a meio caminho da grande ilha japonesa de Hokkaido (norte) e da península russa de Kamchaka. No Japão apenas se registrou um fraco tremor em alguns lugares do norte e do leste de Hokkaido.

A agência meteorológica japonesa advertiu que ondas de até dois metros poderiam atingir o litoral do nordeste do Japão e das Ilhas Kuriles algumas horas depois, apesar de terem sido registradas, por fim, algumas pequenas ondas, a maior de 40 centímetros.

As autoridades locais, no entanto, ordenaram às populações costeiras que se refugiassem em terrenos mais elevados.

O alerta de maremoto ou 'tsunami' foi em seguida substituído por um simples "aviso de vigilância" em grande parte do litoral japonês, entre Hokkaido e a região de Kansai (oeste).

"Observamos uma primeira onda de 40 centímetros. O terremoto ocorreu num local onde já haviam sido observadas atividades sísmicas no final de setembro e início de outubro", explicou o metereologista Takeshi Hachimin, falando à imprensa.

A região afetada está longe dos grandes centros urbanos do arquipélago japonês, que é muito povoado. O Japão, situado no cruzamento de quatro placas tectônicas, é afetado por cerca de 20% dos terremotos mais violentos que se registram todos os anos no mundo.

As Ilhas Kuriles e Kamchaka também são alvo freqüentes de terremotos muito fortes, que, no geral, deixam poucas ou nenhuma vítima por causa de sua pouca densidade populacional.

Por sua parte, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico elevou o alerta de 'tsunami' para o Japão e a Rússia depois que a magnitude do tremor nas Ilhas Kuriles foi aumentada de 7,7 para 8,1. O alerta de tsunami também incluiu as Ilhas de Marcus, Wake e Midway, e a Indonésia, Taiwan, Filipinas, Havaí e outras ilhas do Pacífico receberam uma advertência de vigilância.

O Centro de Alerta de Tsunami da Costa Oeste e Alasca, em Palmer, Alasca, emitiu um alerta de 'tsunami' entre as localidades de Sand Point e Attu, ambas nesse estado.

Também foi aconselhado um alerta de vigilância de 'tsunami' no Estado de Washington (norte dos EUA) e Colúmbia Britânica (Canadá), assim como na área de Cabo Flattery, em Washington, até Sand Point, no Alasca.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/260450/visualizar/