Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 09:23

    Imprimir


O ministro de Exteriores sírio, Walid al-Moualem, viajará a Bagdá na semana que vem, na primeira visita de um ministro da Síria ao Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003, informaram hoje fontes da chancelaria.

Segundo as fontes, que pediram para não serem identificadas, Moualem conversará com representantes iraquianos sobre o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas há 25 anos, mas não informaram a data exata da visita.

Moualem se reunirá com seu colega iraquiano, Hoshiar Zebari, e espera-se que o presidente do Iraque, Jalal Talabani, e o primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, fixem uma data para visitar Damasco.

A Síria rompeu suas relações diplomáticas com o Iraque em 1982, quando acusou Bagdá de incitar as revoltas que os Irmãos Muçulmanos protagonizaram na Síria no mesmo ano. Além disso, Damasco apoiou o Irã na guerra de oito anos (1980-1988) contra o regime iraquiano.

Os dois países restabeleceram suas relações comerciais nos últimos anos do regime de Saddam, mas desde sua derrocada, em 2003, nenhum ministro sírio tinha viajado a Bagdá.

Em fevereiro, representantes sírios disseram que Damasco e Bagdá abririam embaixadas em ambas as capitais, uma vez que o Governo iraquiano fosse formado.

A Síria está cada vez mais isolada e pressionada pela comunidade internacional e, em várias ocasiões, os Estados Unidos acusaram o país de não fazer o suficiente para evitar a infiltração de terroristas dispostos a entrar na luta no Iraque a partir seu país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261448/visualizar/