Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 21:27

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito ontem para mais quatro anos de mandato, afirmou na noite desta segunda-feira que não vai alterar as metas de inflação e que Guido Mantega fica à frente do Ministério da Fazenda. Ele disse também que participa de todas as decisões referentes à economia, independente de quem seja o ministro. Lula fez as declarações ao Jornal da Record, na primeira de uma série de entrevistas a emissoras de TV.

Questionado sobre a possível participação do ex-deputado José Dirceu no governo, Lula foi taxativo: "Dirceu é um homem cassado politicamente". O presidente destacou que vai se dedicar nos próximos quatro anos ao projeto de crescimento e desenvolvimento do Brasil.

Sobre o reajuste do salário mínimo, Lula diz que ele será discutido no momento certo. "Eu sou favorável ao reajuste, mas precisa ser estudado", declarou.

Questionado sobre se sua posição de governar para os pobres não dividiria o Brasil, Lula afirmou que a questão já havia sido levantada e pela oposição durante a campanha. O presidente declarou ainda que seu segundo mandato servirá para que as pessoas da classe baixa subam para a média.

Questionado sobre o fato de ter vencido a eleição em menos Estados que em 2002, Lula diz que isto não significa uma diminuição da aprovação do seu governo. "Acabou as eleições, agora não existe Estado onde ganhou, Estado onde perdeu", afirmou o presidente.

Lula reafirmou ainda a necessidade de aprovar projetos que ficaram parados em seus primeiro mandato, como a Reforma Política. Lula encerrou a entrevista dizendo que está consciente da maior responsabilidade de um segundo mandato, "principalmente para não cometer os mesmos erros".

A série de entrevistas comprova a disposição do presidente, anunciada ontem durante seu primeiro pronunciamento após a reeleição, de melhorara o relacionamento com a imprensa. Lula fala hoje ainda às TV¿s Bandeirantes, Globo e SBT.

Nota Em nota divulgada pouco antes da entrevista, Lula já havia desmentido a possível saída de Mantega:

Diante de rumores sobre uma suposta substituição do atual ministro da Fazenda, o Presidente da República reafirma que só a ele cabe indicar ministros e que o ministro escolhido por ele para ocupar a pasta da Fazenda chama-se Guido Mantega.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264354/visualizar/