Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 16:33

    Imprimir


Em breve o Museu Histórico de Mato Grosso, que foi desativado devido à reforma do Palácio da Instrução em 2003, voltará a funcionar em nova sede. O espaço que abrigará o registro da história do Estado foi criado em 29 de agosto de 1896, onde funcionava a Thesouraria Provincial (Contadoria Provincial) de Mato Grosso, denominada Thesouro do Estado após a Proclamação da República. O Museu terá em exposição cerca de quatro mil peças. Para a recuperação do prédio e instalação do Museu foi gasto R$ 365 mil, sendo parte do recurso adquirido por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Secretaria de Estado de Cultura.

Com a nova estruturação, o Museu Histórico de Mato Grosso funcionará nos seguintes horários: de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 18h, e aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h. “Essa é uma nova dinâmica implementada para proporcionar às pessoas oportunidade de conhecerem a história de Mato Grosso”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. “O Museu veio para preservar as peças que estavam encaixotadas”, finalizou.

O Museu foi inaugurado em 12 de agosto de 1978, retrata em seus acervos, o Estado de Mato Grosso desde o período colonial à República, com peças históricas e artísticas como: mobiliário, armamento, numismática, objetos pessoais e de decoração, condecorações, documentos textuais, cartográficos e iconográficos, dentre outros. O acervo que ficará exposto está distribuído por época e assunto, propiciando ao visitante maior conhecimento da história de Mato Grosso.

O espaço da nova sede do museu é um anexo ao Correio Central, na Praça Bispo Dom Carlos, atual Praça da República, foi cedido pela Câmara Municipal de Cuiabá ao Governo do Estado de Mato Grosso para construir o Thesouro do Estado e as Repartições Públicas, Terras, Minas e Colonização. O prédio abrigou outros órgãos públicos, dentre eles a Biblioteca Pública Estadual, o Departamento de Educação, e no início dos anos 70 a 1982, a Escola Barão de Melgaço e, de 1983 a 2003 a Secretaria de Turismo. A obra do prédio foi iniciada no Governo do Presidente Dr. Antônio Corrêa da Costa pelo empreiteiro Giuliano Capriata.

Dentre as curiosidades oferecidas no Museu está à primeira constituição de Mato Grosso, de 1881, de 1913 uma trolha (estilo pá de pedreiro) usada na pedra fundamental do grupo escolar Costa Marques, a foto da primeira cervejaria de Mato Grosso, máquina fotográfica de 1940 e muitas outras relíquias.

Durante todo o tempo em que o Museu esteve desativado, os arquivos e as peças ficaram sob a guarda da gerência de museologia, que tem como atribuição zelar, manter e conservar os museus. A funcionária pública, Marly Pommot Maia, foi a grande responsável pelo cargo e vistoriou mais de 14 mil peças dos acervos dos museus do Governo do Estado. Dos 65 anos de vida, dona Marly dedicou 32 ao registro, documentação e preservação de fotos, móveis antigos, obras sacras e outros objetos que contam a história de Mato Grosso.

“Mesmo quem já conheceu o acervo instalado antes no Palácio da Instrução, e agora no prédio do Thesouro do Estado, encontrará novidades. O local será referência para outros 13 museus e salas e memória do Estado. A idéia é instalar ainda um museu virtual onde os visitantes terão acesso a outros acervos, para fomentar ainda mais o conhecimento”, disse Marly.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266356/visualizar/