Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 16:04

    Imprimir


O presidente dos EUA, George W. Bush, vai resistir a toda a pressão eleitoral por uma mudança de curso no Iraque, garantiu a Casa Branca na sexta-feira, apesar das dúvidas cada vez maiores entre os norte-americanos sobre a questão e da crescente ansiedade dos parlamentares republicanos, às vésperas das eleições para o Congresso.

"Se você lê muitas reportagens, as pessoas dizem, por motivos políticos, que as coisas têm de mudar. Motivos políticos não ganham conflitos", disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

As pressões por uma mudança de estratégia no Iraque estão aumentando dentro do Congresso norte-americano. Só em outubro, 73 soldados norte-americanos morreram naquele país.

"Não acredito que podemos continuar nos baseando numa presença incondicional e indeterminada", disse a senadora republicana pelo Maine Olympia Snowe, segundo o Washington Post.

Ela acrescentou: "Não acho que haja nenhuma dúvida a respeito disso, de que tem de haver uma mudança."

Muitos senadores republicanos estão aguardando os resultados de uma análise que está sendo elaborada por um velho amigo da família Bush, o ex-secretário de Estado James Baker, no Grupo de Estudo sobre o Iraque.

A conclusão da análise só vai ser divulgada depois das eleições de 7 de novembro, nas quais os republicanos tentarão manter o controle da Câmara dos Deputados e do Senado.

A Casa Branca diz que as recomendações do grupo serão encaradas com seriedade, mas já rejeitou balões de ensaio como uma retirada gradativa de tropas, o diálogo com o Irã e a Síria e a partição do Iraque.

"Acho que o que o presidente vai fazer é assegurar que ele não é uma pessoa que se abala com pesquisas de opinião, mas que está determinado a atingir o objetivo final, e ele sabe que será uma tarefa difícil", disse Tony Snow.

Em seus discursos de campanha, Bush vem indicando que não vai realizar grandes mudanças em relação ao Iraque. "Vamos lutar, vamos ficar e vamos ganhar no Iraque", disse ele na quinta-feira, num evento da campanha do senador republicano pela Virgínia George Allen.

Bush criticou a proposta democrata de fazer uma retirada gradativa de tropas no Iraque. "É por isso que eles são o partido do ''cai fora"'', disse ele.

Snow disse que ao longo da história norte-americana as guerras causaram preocupação em época de eleição, e citou especialmente os problemas enfrentados por Abraham Lincoln durante a Guerra Civil.

"Mas o presidente também entende que, no final, as pesquisas de opinião pública não vão ganhar a guerra. O que vai ganhar a guerra é a determinação americana, a engenhosidade e a mistura adequada de estratégias", disse Snow.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267017/visualizar/