Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 15:23
Por: Josiane de Lima/Rosane Brandão

    Imprimir


O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá, finalizou na quarta-feira (18.10), o curso de formação continuada “Avaliação Formativa em Língua Portuguesa” para os professores da área de linguagem e de outras áreas. O curso, que foi realizado na Escola Estadual Professor “Rafael Rueda”, no bairro Pedra 90, atendeu 63 professores, que lecionam nesta região, incluindo as escolas “Malik Didier Namer Zahafi” e “Mário de Castro”.

O curso, que teve duração de três meses, foi realizado todas as quartas feiras das 17 às 19 horas. Teve como principal objetivo formar o professor visando prepará-lo para atender o aluno com uma linguagem educativa, de acordo a individualidade de cada um. Incluindo a sondagem do desenvolvimento da habilidade e competência do aluno.

No decorrer da capacitação, os profissionais trabalharam a linguagem visual e oral do texto dissertativo, argumentativo e descritivo; além de oferecer aos professores a opção de utilizar textos ligados a todas as áreas do conhecimento.

Durante a aula de encerramento, os educadores participaram de uma palestra com os professores mestres na área de Linguagem, Renato de Souza Santos e Joir Benedito Proença de Amorim, ambos formadores do Cefapro de Cuiabá.

Conforme explica a diretora do Cefapro, Jane Greve, o curso foi realizado em outras 11 escolas: sete em Cuiabá e quatro em Várzea Grande. “Nós procuramos oferecer a formação em locais de fácil acesso para os professores, por isso dividimos o curso em pólos, com pontos estratégicos nas duas cidades. É uma forma de facilitar a locomoção deles”, informou Jane.

Além do Pedra 90, também foi oferecido o curso nas seguintes escolas da Capital: José de Mesquita (Porto); Barão de Melgaço (Dom Aquino); Souza Bandeira (Coxipó); André Avelino (Morada da Serra); Manoel Cavalcanti Proença (Tijucal); Polícia Militar Tiradentes (CPA I); e João Brienne de Carvalho (Lixeira). Já em Várzea Grande, a formação ocorreu nas escolas Jaime Veríssimo de Campos (Tarumã); Professor Fernando Leite de Campos (Centro); José Leite de Moraes (Cristo Rei); Licínio Monteiro da Silva (Jardim Aeroporto).

A diretora da escola “Rafael Rueda”, Sandra da Penha Fagundes, informou que o curso foi muito bem aceito em seu bairro, pois começou com trinta pessoas e terminou com setenta. “Uma das coisas que motivou bastante os participantes foi a localização, a qual foi de melhor acesso para todos”, disse. Sandra informou ainda, que o sucesso do curso foi tão grande, que a escola contou com a colaboração da comunidade na doação de lanches para os professores.

Para a diretora da escola “Mário Castro”, Lucineide Rodrigues Lopes, “a formação foi excelente, pois contou com um orientador (professor Renato) de ótimo nível técnico e comprometimento com o ensino”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267037/visualizar/