Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 15:26

    Imprimir


O Pentágono determinou que sua política de pagar pela publicação de artigos favoráveis na imprensa iraquiana é legal, informou hoje o Departamento de Defesa. Em dezembro de 2005, o Pentágono decidiu fazer um relatório para determinar a legalidade da prática.

Foi divulgado em dezembro do ano passado que, dentro de um projeto que começou em 2005 e que o Pentágono desenvolveu com a ajuda da empresa Lincoln Group, soldados americanos escreviam em inglês artigos favoráveis às forças aliadas que eram traduzidos ao árabe e pagavam a jornais iraquianos para que os publicassem.

Em alguns dos artigos se especificava que eram um híbrido entre publicidade e conteúdo editorial, enquanto outros saíram publicados simplesmente como histórias noticiosas.

Gary Neck, um porta-voz do Pentágono, disse que, de acordo "com a informação disponível, o relatório determinou que os comandantes no Iraque se ajustaram aos regulamentos ao contratar empresas externas para fazer operações psicológicas e divulgar informação em jornais".

O Lincoln Group recebeu em setembro um novo contrato milionário para acompanhar de perto a imprensa britânica e árabe e assessorar o Pentágono em matéria de relações públicas, com a redação de discursos para as forças americanas no Iraque e a busca de argumentos a serem usados em possíveis debates.

A notícia de que o Pentágono tinha pago a veículos iraquianos para que publicassem artigos positivos sobre os EUA enfureceu várias organizações jornalísticas americanas, que qualificaram a prática de "inaceitável".

O Centro Internacional para os Jornalistas, a Sociedade de Jornalistas Profissionais e o Comitê Mundial para a Liberdade de Imprensa foram algumas das organizações que criticaram a ofensiva informativa do Departamento de Defesa dos EUA.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267344/visualizar/