Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 11:00

    Imprimir


Um cunhado e um sobrinho do juiz que preside o julgamento de Saddam Hussein por genocídio contra os curdos foram assassinados nesta sexta-feira em Bagdá, anunciou um porta-voz do governo iraquiano.

O porta-voz, Ali al-Dabagh, informou que falou pessoalmente com o juiz Mohamed al-Oreibi al-Majid al-Khalifa e que este confirmou que Kazem Abdel Hussein e seu filho Karrar foram assassinados na quinta-feira à tarde no bairro de Ghazalieh, zona noroeste de Bagdá.

"O cunhado e o filho foram assassinados em Ghazalieh quando seguiam para buscar alguns objetos pessoais. Foram assassinados por um grupo de desconhecidos", acrescentou.

Durante os processos judiciais iniciados no final de 2005 contra o ex-ditador iraquiano, advogados tanto de defesa como de acusação têm sido intimidados. Defensores de Saddam Hussein foram assassinados.

Funcionários do governo do Iraque não quiseram afirmar se os assassinatos de quinta-feira estão vinculados ao julgamento por genocídio. Al-Dabagh destacou que os crimes não devem preudicar o processo.

"A corte é independente. Não dispomos de informações que indiquem que o juiz vai se afastar após os assassinatos. Conversei com ele e pelo que sei permanecerá no posto", acrescentou.

Mohammed al-Oreibi al-Majid al-Khalifa preside desde a semana passada o processo de Saddam Hussein e seis co-acusados, julgados por genocídio contra o povo curdo. Ele substituiu um juiz considerado pouco severo com o ex-ditador iraquiano.

Desde que assumiu a função, o juiz al-Majid al-Khalifa expulsou Saddam Hussein do tribunal em três ocasiões.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272596/visualizar/