Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 09:19

    Imprimir


Em um ano em que a Bienal elegeu como tema "como viver junto", duas instituições que coabitam no parque Ibirapuera se reúnem para fazer uma exposição. "MAM na Oca: Arte Brasileira do Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo", aberta gratuitamente ao público a partir da terça-feira (dia 3), exibe parte do patrimônio do museu no prédio construído por Oscar Niemeyer.

Tadeu Chiarelli, Cauê Alves e Felipe Chaimovich assinam a curadoria da mostra, que foi pensada conceitualmente em conjunto, mas que teve uma "divisão de trabalho". Chiarelli responde pela organização do subsolo, Alves encampou o térreo, Chaimovich tocou o espaço expositivo do primeiro andar. O segundo pavimento ficou a cargo dos três. Daniela Thomas e Felipe Tassara assinam o planejamento espacial da coletiva.

Em trabalhos que tiveram início em abril, o triunvirato selecionou cerca de 700 obras das mais de 4.500 que há na coleção do MAM, formada sobretudo por peças produzidas a partir dos anos 50. Chaimovich conta que os três chegaram, num primeiro momento, a 1.200 criações, mas o número da antologia teve de ser enxugado para que se adequasse às peculiaridades arquitetônicas da Oca.

A intenção de iniciar uma exposição desse porte na mesma época da Bienal tem a ver com o desejo de "complementar" o evento de cunho mais internacional, ao propor um panorama que mira a arte do país. Entre os artistas de "MAM na Oca", estão Guignard, Rafael Assef, Albano Afonso, Mauro Restiffe, Tunga, Farnese de Andrade e muitos outros.

Os pavimentos não seguem uma organização meramente cronológica nem se restringem a afinidades de suporte --antes, estabelecem um nexo histórico em seus temas e indagações, bem como se reportam à trajetória do MAM, fundado em 1948 e com um histórico de "trauma" em 1963, quando todo o seu acervo de então foi passado ao MAC-USP.

Parque Ibirapuera - pavilhão da Oca (av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, parque Ibirapuera, região sul, tel. 5549-2744). Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 3/10. Até 10/12.





Fonte: Guia Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272652/visualizar/