Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 09:06

    Imprimir


A primeira mulher a fazer turismo espacial, a empresária iraniana radicada nos Estados Unidos Anousheh Ansari, retornou nesta sexta-feira à Terra após 11 dias.

A cápsula Soyuz com Ansari e outros dois astronautas – um americano e um russo - chegou às estepes do Cazaquistão em seu retorno da Estação Espacial Internacional (EEI).

A cápsula pousou cerca de 90 quilômetros do ponto previsto, após abrir pára-quedas e disparar foguetes para suavizar a descida, ocorrida em um campo aberto.

Uma dúzia de helicópteros de resgate foi enviada ao local para ajudar a retirar os astronautas da cápsula.

Sorriso

A empresária de 40 anos sorriu levemente ao deixar a cápsula russa. Ansari recebeu um buquê de flores de um oficial e um beijo de seu marido, Hamid.

Os três astronautas foram levados em cadeiras reclináveis para os helicópteros, nos quais foram transportados para um centro de treinamento nos arredores de Moscou, na Rússia.

“Eles me trouxeram de volta sã e salva”, disse Ansari ao deixar a cápsula. “Esses dez dias foram magníficos para mim.”

“Anousheh fez um bom trabalho – ela é parte da equipe”, afirmou o astronauta russo Pavel Vinogradov, segundo a agência de notícias Itar-Tass.

Ansari pagou ao menos US$ 20 milhões (cerca de R$ 43,5 milhões) pelas férias espaciais, que ela disse esperar “repetir logo”.

Ela é a quarta pessoa a visitar a EEI como turista, após Dennis Tito, Mark Shuttleworth e Greg Olsen.

Antes do lançamento do foguete Soyuz, no dia 18 de setembro, Ansari disse que seria uma embaixadora para atrair investimentos privados para programas espaciais.

Sua família patrocinou o X-Prize, que premiou o primeiro veículo privado a alcançar o espaço.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272657/visualizar/