Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Setembro de 2006 às 07:21

    Imprimir


O gigantesco retrato de Mao Tsé-tung pendurado na Praça de Paz Celestial foi trocado por uma cópia restaurada por ocasião do 57º Aniversário da República Popular da China, em 1º de outubro, informou hoje a agência estatal "Xinhua".

Após isolar o local onde o retrato está pendurado, um grupo de trabalhadores substituiu a imagem na madrugada de quinta-feira escoltado por policiais.

A mudança da tela, mas não de imagem, já que desde 1967 se mantém a quarta versão do retrato, se transformou em mais uma tradição dentro das celebrações do Dia Nacional, em honra da fundação em 1949 da Nova China comunista.

Em seu esforço para manter vivo o legado moral de Mao, Pequim adorna a emblemática praça com o rosto do líder comunista, graças a duas cópias de um mesmo retrato que se alternam a cada ano.

Enquanto uma está pendurada no extremo norte da praça, a outra passa por um processo de restauração após um ano exposta ao tempo, e depois substituiu a primeira nas vésperas do Dia Nacional.

As duas cópias do gigantesco rosto de Mao têm seis metros de altura, cinco de largura e pesam cerca de duas toneladas.

Desde 1949, o retrato perpetua uma tradição que passou por quatro versões, e mudou do preto e branco ao colorido, de uma orelha a duas, e do olhar perdido no horizonte para o atual, firme diante do andar dos moradores da capital chinesa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272678/visualizar/