Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 17:22

    Imprimir


Cuiabá, capital de Mato Grosso, abriga o centro geodésico da América do Sul. Fica aqui o "ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacífico", como canta Caetano Veloso em sua música "Um índio". Mas o que pousa "no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante" é a literatura do continente.

Desde o último sábado (16.09) estão reunidos em Cuiabá centenas de escritores, editores, livreiros e artistas dos 13 países da América do Sul. Eles estão participando da Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro. O evento, que já está em sua segunda edição, promove a integração sul-americana por meio da cultura.

Na abertura estiveram presentes os embaixadores dos países do continente, além dos convidados deste ano: Portugal, Espanha e Itália. "A Literamérica tem o objetivo de incentivar a leitura e fomentar o mercado editorial, com a democratização do acesso ao livro, apoiar a produção literária e promover a integração cultural entre os povos sul-americanos", pontuou o secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira.

A Literamérica, em segunda edição, já é considerada um dos maiores eventos do Estado. No ano passado 65 mil pessoas estiveram no local. Já este ano a expectativa é receber 250 mil visitantes, já que os dias de feira aumentaram de cinco para nove. A feira está recebendo um público médio de 20 mil pessoas por dia, a maioria delas alunos do Ensino Fundamental das redes pública e privada e universitários.

Escritores renomados como Affonso Romano de Sant'Anna, Ariano Suassuna, Ana Miranda, André Vianco, Antonio Cisneros, Cristóvão Tezza, Floriano Martins, Jerusa Pires Ferreira, José Castello, Márcia Denser, Marilza Ribeiro, Marina Colassanti, Nélida Piñon, Nelson de Oliveira, Pedro Bandeira, Silvia Rivera Cusicanqui, Willi Bolle e Amparo Osório, entre outros.

A boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, a carioca Nélida Piñon e a mato-grossense, Marilza Ribeiro foram as escritoras homenageadas nesta Literamérica 2006.

A Feira tem várias ações paralelas, oficinas, cursos, apresentações literárias, seminários e atrações musicais. O Fórum Cultural Mundial – Preparatória Sul-americana, o Seminário Troca-Letras, Seminário Universitário, Mato Grosso em letras, Concurso Literário "Eu Leio, eu escrevo", Feira Gastronômica, III Encontro da Diversidade Cultural e o Encontro Sul-americano de Cultura Popular fazem parte da programação.

O Encontro Sul-americano de Cultura Popular e Encontro da Diversidade Cultural contam com a participação de cantores e grupos musicais, de dança, teatro e folclore de todos os países do continente e de vários Estados brasileiros, além dos artistas locais. Na Feira Gastronômica, os visitantes podem saborear pratos típicos dos países participantes.

Pelo menos 60 títulos de autores locais, nacionais e sul-americanos foram lançados nos primeiros dias da Literamérica 2006. E milhares de livros já foram vendidos aos visitantes. Além de escritores e livreiros, os editores estão presentes mostrando suas novidades. O mercado editorial em Mato Grosso conta com 12 editoras, fora as gráficas que também editam livros e as edições dos próprios escritores.

A Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso é promovida pela cadeia produtiva do livro, organizada na Associação do Livro Mato-grossense (AlimeMTo), com apoio do Governo de Mato Grosso. O evento está acontecendo no Centro de Eventos Pantanal e prossegue até o dia 24.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274038/visualizar/