Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 21:56

    Imprimir


A discordância em relação aos rumos do governo federal, ao volume de impostos e aos produtos importados que entram no país com facilidade já foi motivo para uma insurreição armada no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845), mais conhecida como Guerra dos Farrapos.

Os integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho promovem este mês as celebrações pelo 171º aniversário do levante. E defendem que o descontentamento com a política econômica e as denúncias de corrupção no governo federal e no Congresso seja combatido nas urnas, em 1º de outubro.

"Graças a Deus, as armas foram esquecidas, e hoje nossa revolução é o voto. Conclamo todo o povo brasileiro a fazer uma revolução no voto, elegendo pessoas decentes para governar o nosso país", diz Nelson Lima dos Santos, 60 anos, coordenador da 1ª Região Tradicionalista do movimento. "Não se deve ficar desanimado com a corrupção. Vamos provar que ainda existem políticos honestos."

A preocupação com o atual estado da política nacional é tanta que, pela primeira vez nos 59 anos de história do movimento, segundo Santos, o movimento está indicando candidatos que apóia cinco a deputado estadual e cinco a federal.

A idéia, diz ele, é dar uma referência ao eleitor que está desorientado com as denúncias de corrupção no país, acreditando que "todo político é corrupto".

"Estamos começando um movimento de consciência", diz Santos, que admite estar, ele próprio, indignado. "Não posso admitir um governo que me governe seja tão desleal com a causa pública como está acontecendo hoje em dia."

As conseqüências do modelo econômico dos últimos anos também são alvo de críticas. "Houve muito fechamento de fábricas por aqui."

O movimento tradicionalista, conta Santos, surgiu em 1947, por inspiração de oito alunos do Colégio Estadual Júlio de Castillhos, na capital gaúcha. Eles resolveram assumir para si a tarefa de guardiões daquilo que entendiam como a cultura gaúcha "autêntica", ameaçada pela invasão de manifestações culturais estrangeiras.

A partir da iniciativa do chamado "Grupo dos Oito", surgiu um movimento cultural que hoje congrega mais de quatro mil Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) em todo o Brasil. Além de promover reuniões sociais como almoços e bailes, vários CTGs, conta Santos, fazem trabalhos sociais e promovem educação complementar de adolescentes e crianças. "Ali dentro, o jovem vai aprender a ser cidadão."

Esta semana, o MTG realiza, em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha, como parte das comemorações da Semana Farroupilha. No Parque Harmonia, ao lado de uma feira e de bares e restaurantes, centenas de grupos tradicionalistas montam seus "piquetes", que representam residências rurais gaúchas do passado, tal qual elas são imaginadas.

Os tradicionalistas também usam roupas típicas (bombachas, lenço, chapéu para os homens e vestidos de "prenda" para as mulheres) e assistem a apresentações de manifestações ditas tradicionais, como danças, poesia, música e atividades envolvendo o domínio de habilidades utilizadas na pecuária extensiva, como o laço. Para tradicionalistas gaúchos, nova Revolução Farroupilha deve ser feita por meio do voto





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275448/visualizar/