Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 17:00

    Imprimir


Pesquisas demonstram que 39% dos jovens não conhecem a sétima arte

O universo de pessoas que nunca foram a uma sessão de cinema é muito maior do que se possa imaginar. Um levantamento feito pela Unesco, em 2003, mostrou que 25% dos professores de Ensino Médio nunca foram ou foram só uma vez ao cinema. Já uma pesquisa nacional realizada, em 2004, pelo Instituto de Cidadania afirma que 39% dos jovens com idade entre 15 e 24 anos também não sabem o que é projeção na “telona”. Dados do Núcleo de Opinião Pública (NOP) da Fundação Perseu Abramo indicaram que, em 2003, 31% das mulheres brasileiras não conheciam uma sala de cinema.

É para esse quadro que o projeto cultural Cinema Circulante Fase II propõe mudanças com a exibição semanal de filmes nacionais em comunidades carentes. Nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), a exibição ocorrerá na Agrovila das Palmeiras e em Santo Antônio do Leverger. A iniciativa é da Associação dos Profissionais de Cinema e de Outras Tecnologias (AMAV/ABD-MT). A entrada é franca.

As exibições deste fim de semana começarão às 19h na Escola Nagib Saad, na comunidade Agrovila das Palmeiras, onde a população poderá assistir a produção Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles. O enredo toma lugar no sertão brasileiro, onde Tonho Breves é impelido a vingar a morte de seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias por posse de terra.

No sábado, às 19h, é a vez do Teatro Municipal de Santo Antônio do Leverger exibir o longa-metragem. Antes, a população assistirá o curta Xadrez das Cores (2004), dirigido por Marco Schiavon. A trama aborda o preconceito racial vivido entre Cida (negra, empregada doméstica) e Maria (branca, patroa). Por causa de sua sobrevivência, Cida engole seco todas as investidas de Maria, até que decide se vingar por meio de um jogo de xadrez. Zezeh Barbosa, Mirian Pyres e Anselmo Vasconcelos integram o elenco.

Serviço

O quê: Exibição de filmes em comunidades carentes

Quem: Cinema Circulante Fase II - Associação dos Profissionais de Cinema e de Outras Tecnologias (AMAV/ABD-MT)

Quando: sexta-feira (1º) e sábado (2), sempre às 19h

Onde: Escola Nagib Saad, na comunidade Agrovila das Palmeiras e Teatro Municipal de Santo Antônio do Leverger





Fonte: Dialog

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278633/visualizar/