Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 07:17

    Imprimir


A Corte Suprema do Estado de Washington, nos Estados Unidos, decidiu que o legislativo local tem o direito de proibir casamentos gays. O tribunal apoiou a Lei de Defesa do Casamento, aprovada no Estado há oito anos, e que autoriza o matrimônio apenas para casais homossexuais.

A decisão, tomada por cinco votos a quatro, é uma resposta a 19 casais do mesmo sexo, que contestaram a constitucionalidade da lei.

Os juízes destacaram que não estão julgando se o casamento de gays é certo ou errado, mas se a legislação atual é ou não constitucional.

O veredicto desta quarta-feira se segue a uma série de contrariedades sofridas por defensores do casamento para indivíduos do mesmo sexo em outras partes do país.

Massachusetts

Quarenta e cinco dos 50 Estados americanos aprovaram leis ou emendaram suas constituições para proibir, na prática, casamentos gays.

Atualmente o casamento de casais homossexuais só é legal no Estado de Massachusetts.

Ativistas pelso direitos de homossexuais manifestaram desapontamento e revolta com a decisão em Washington.

"Não há palavras para descrever o quanto as pessoas na comunidade gay e lésbica estão se sentindo", disse Ed Murray, do Partido Democrata em Seattle.

"Eu estou realmente zangada", disse Nancy Sigafoos, no tribunal, onde foi acompanhada de sua parceira de 14 anos e da filha.

Mas a decisão foi saudada por ativistas contrários a casamentos de pares do mesmo sexo.

"Hoje é uma vitória para o casamento", disse Kristen Waggoner, advogada do grupo Aliados para Casamento e Crianças.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/287159/visualizar/