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Economia
Terça - 05 de Fevereiro de 2013 às 03:29

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A Al Khaleej Sugar, operadora da refinaria de açúcar de Dubai, está pedindo às autoridades portuárias de Santos, no Brasil, para avançar com obras de dragagem a fim de facilitar o acesso de navios maiores.

O porto de Santos é o maior porto da América Latina, e o maior porto de açúcar do Brasil.

Jamal Al Ghurair, diretor da empresa, disse à Reuters que a conclusão da dragagem, aprofundando o calado a 15 metros, deve permitir que embarcações maiores carreguem uma quantidade maior de açúcar a granel, reduzindo os custos de fretes por tonelada.

O calado é o ponto mais fundo alcançado pela quilha --espécie de espinha dorsal do navio.

"Pelos últimos oito anos, as autoridades portuárias estão prometendo. "No ano que vem, no ano que vem, vamos fazer", mas não aconteceu até agora", disse Ghurair em entrevista.

A Al Khaleej envia açúcar brasileiro para a refinaria Dubai e tem um acordo de longo prazo com a cooperativa Copersucar, cujo terminal no porto de Santos tem um calado de 12,2 metros.

"Nós queremos melhores índices de carregamento. Nós queremos melhores capacidades de armazenamento no porto."

De tempos em tempos, a Al Khaleej Sugar -- que exporta para cerca de 40 países-- envia açúcar do Brasil para outros destinos.

A refinaria de açúcar Dubai, uma das maiores do mundo, tem uma capacidade de produção de cerca de 6 mil toneladas por dia.

Segundo ele, a refinaria Dubai não tem planos imediatos de expansão.

O diretor acredita que cerca de 300 mil toneladas de açúcar estavam são mantidas atualmente na refinaria.

A Al Khaleej Sugar estuda a possibilidade de solicitar o direito de entregar a commodity atrelada à bolsa ICE, de Nova York, acrescentou.

"Ainda não decidimos, então não é fácil para eu esclarecer por que deveria ser de um jeito ou de outro. Ainda é prematuro neste estágio."





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