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Esportes
Domingo - 03 de Fevereiro de 2013 às 16:27
Por: Darlan Alvarenga

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O Guaraná Antarctica foi pelo pelo segundo ano consecutivo a marca com o maior número de fãs e seguidores do Brasil nas redes sociais, aponta o balanço de 2012 do indexSocial, ferramenta que monitora mais de 700 marcas na internet.

Guaraná Antarctica produziu 10 milhões de latinhas com a logomarca da rede social, (Foto: Divulgação)
Guaraná Antarctica lançou lata azul para comemorar
marca de 10 milhões de fãs (Foto: Divulgação)

Segundo o levantamento antecipado para o G1, o Guaraná Antarctica conquistou 7,1 milhões de novos fãs em 2012, fechando o ano com uma audiência de pouco mais que 10 milhões de pessoas em sua plataforma do Facebook, 130 mil seguidores no Twitter e 23 mil assinantes no YouTube.

No começo de janeiro, a marca de refrigerante lançou um lote de latas azuis para comemorar a marca de 10 milhões de fãs declarados da marca no Facebook.

Em segundo lugar no ranking de audiência de dezembro de 2012 ficou a Skol, seguida por Brahma Futebol, L"Oreal e Lacta (Veja lista abaixo).
 

TOP 10 DE AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS
Em dezembro de 2012*
Marca Pontuação
Guaraná Antarctica 1000
Skol 899
Brahma Futebol 609
L"Oreal 523
Lacta 506
Claro 501
Hotel Urbano 491
Dell 417
Chocolate Bis 373
Itaú 365
Fonte: indexSocial
*Número representa a soma indexada da audiência (fãs no Facebook, seguidores no Twitter e assinantes no YouTube)

 

Na comparação com a audiência do final de 2011, saíram do top 10 as marcas Nike Futebol, Halls, Peixe Urbano e Smirnoff, que foram ultrapassadas por Lacta (que foi de 17º para o 5º lugar), Dell (81º para o 8º lugar), Chocolate Bis (de 59º para a 9ª posição) e Itaú (12º para o 10º lugar).

Já no ranking de engajamento, que mede a soma total de reações dos fãs (curtir, comentários, compartilhamentos, votos, "mentions" e retuites), a Brahma Futebol foi a de 2012, seguida por Skol, Guaraná Antarctica, Chiclets e Stella Artois Brasil. Completam o top 10 de engajamento no Brasil as marcas Lacta, Samsung, Arezzo, Hotel Urbano e Halls.

Criado em 2011 pela agência Espalhe, o indexSocial monitora a presença e o engajamento das marcas no Facebook, Twitter e Youtube. A ferramenta segue a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas. A marca com maior audiência nas redes sociais tem 1000 pontos.

Segundo a Espalhe, o volume de interações aumentou mais de 10 vezes entre dezembro de 2011.

"Com o crescimento constante das redes sociais, em especial o Facebook, abriu-se um espaço poderoso para as marcas conversarem diretamente com seus consumidores, ou melhor, com seus fãs. Nos 12 meses de 2012, ficou claro que, mais do que aumentar a base, o desafio é manter a conversa e o relacionamento constantemente. Este fato se traduz no crescimento da interação que houve entre marcas e seus fãs no ano passado: um recorde de 250 milhões de pessoas que mantiveram algum tipo de interação com as marcas", diz o relatório do indexSocial.






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