Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 19 de Maio de 2006 às 14:28

    Imprimir


As ações da Intel caíam quase três por cento nesta sexta-feira, para 18,11 dólares, depois que a maior fabricante de computadores pessoais do mundo, a Dell, anunciou que vai usar chips da rival de menor porte AMD, cujas ações disparavam mais de 10 por cento.

A Dell informou que a Intel não será mais sua única fornecedora de microprocessadores, pela primeira vez em mais de duas décadas.

É uma grande vitória para a AMD. Antes da empresa ter desenvolvido sua linha de chips Athlon e Opteron, a companhia era considerada uma fabricante de processadores mais baratos e de performance inferior.

Mais cedo, os papéis da Intel chegaram a despencar para 17,94 dólares, menor nível desde abril de 2003.

A Dell anunciou no final da quinta-feira que passará a usar processadores Opteron da AMD em alguns servidores sofisticados dedicados a empresas.

O acordo apenas se aplica aos servidores e não encerra a condição da Intel de ser fornecedora exclusiva de chips para computadores de mesa e notebooks.

"A dúvida na cabeça de todo mundo hoje é o que o relacionamento com a Dell implicará em negócios para a AMD", disse o analista Joe Osha, do Merrill Lynch, em nota a investidores. "O resultado mais provável é uma dura batalha entre as duas companhias por clientes da Dell, especialmente em desktops."

O Merrill Lynch espera que a participação da AMD no mercado de servidors cresça de 16 por cento no ano passado para 26 por cento até o fim deste ano. A participação da AMD deve continuar a crescer em 2007, podendo atingir 30 por cento, disse Osha.

A Intel, que tenta reconquistar mercado perdido e engrenar o crescimento do lucro, está renovando sua linha de produtos este ano, prometendo chips mais poderosos que usam menos energia.

Analistas afirmam que desde que a Intel cumpra a sua promessa, o acordo da Dell com a AMD não deve representar um grande impacto para a maior fabricante de chips do mundo.

"A Intel ainda tem muitos negócios e muitos clientes", disse Jim Huguet, presidente da Great Companies, que administra cerca de 1 bilhão de dólares em ativos. "Pessoas inteligentes estão comandando a companhia, mas eu tenho certeza que eles prefeririam que isso (acordo da AMD com a Dell) não tivesse acontecido."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300156/visualizar/