Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 18:50
Por: Andréa Martins

    Imprimir


A cada ano cresce o número de alunos que concluem o Ensino Médio na rede estadual de ensino e ingressam nas universidades. É o que aponta levantamento feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Só em 2006, mais de dois mil alunos da rede foram aprovados nos vestibulares de diversas instituições de Ensino Superior - pública e privada.

O resultado do vestibular/2006 das Faculdades Integradas de Rondonópolis (FAIR) serve bem para ilustrar o bom desempenho dos estudantes da rede estadual. Ao todo, 385 alunos oriundos de escolas estaduais conseguiram a aprovação na FAIR em diversos cursos, entre eles: Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Secretariado Executivo Bilíngüe, Tecnologia em Bovinocultura e Sistemas de Informação.

”A maioria das pessoas acreditam que para ingressar em uma universidade seja ela pública ou privada é preciso cursar, pelo menos o segundo grau, em escolas particulares. Essa idéia é errada, já que as escolas estaduais estão cada vez mais estruturadas para oferecem o Ensino Médio com qualidade”, ressaltou a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Aprovada no vestibular da Faculdade Municipal de Nova Mutum (FAMUNM), a ex-estudante da Escola Estadual “José Aparecido Ribeiro”, e agora acadêmica, Valdete Baseggio, comemora sua entrada no curso de Administração de Empresas.

“Fazer um curso superior é fundamental quando se busca uma boa colocação no mercado de trabalho. A aprovação é resultado da minha dedicação aos estudos, mas também ao desempenho da escola e seus professores, que sempre zelaram pela qualidade do ensino”, disse a acadêmica.

Além de Valdete, outros 129 alunos da rede estadual ingressaram na FAMUNM, nos cursos de Administração de Empresas, Tecnologia e Informática, Licenciatura Plena em Letras e Normal Superior. “Das 240 vagas oferecidas no vestibular deste ano, 130 foram preenchidas por estudantes oriundos das escolas estaduais”, destacou o diretor da faculdade, James Richart Watzel.

Outro a comemorar a aprovação é Umerson Alves Ferreira que estudou desde a pré-escola na Escola Estadual “Deputado João Evaristo Curvo”, em Jauru. Ele está entre os 146 alunos da rede estadual de ensino que foram aprovados em um dos cinco cursos (Direito, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Sistemas de Informação), oferecidos pela Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP), situada no município de Araputanga.

“Escolhi o curso de Direito por dois motivos: primeiro porque oferece uma excelente qualificação profissional e abre a porta para o mercado de trabalho, principalmente no ramo de concursos públicos e segundo, porque ao me tornar advogado poderei ajudar as pessoas a exercerem seus direitos”, confidenciou.

O alto índice da aprovação de alunos da rede estadual também pode ser conferido nas faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar/Barra do Garças), e Integradas de Cuiabá (FIC) onde foram aprovados, respectivamente, 320 e 99 alunos. Já na Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura (ITEC), 24 vagas do curso de Pedagogia foram preenchidas por alunos de escolas estaduais.

A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, destaca que, além desses 1.104 alunos, a rede estadual de ensino ainda aprovou mais de mil nas Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Estado de Mato Grosso (Unemat).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300307/visualizar/