Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 14:16
Por: Waldinei de Souza Rosa

    Imprimir


120 jovens serão diplomados logo mais à noite com certificado de conclusão de Curso Básico de Informática. Esses alunos são em sua maioria jovens carentes das redes municipal e estadual de ensino da cidade de Poconé que ganharam a oportunidade de caminhar rumo à era da informática, através de projeto de inclusão social desenvolvido pela Fundação Apeíara. Significando na linguagem indígena “O bom caminho”, a fundação já desenvolve o projeto em Comodoro, Tabaporã, Juara e Novo Horizonte do Norte.

O projeto de implantação das escolas é batizado de “O caminho da Cidadania” e objetiva inserir os estudantes carentes no mundo da tecnologia digital, capacitando-os a navegar pela rede mundial de computadores.

Em Poconé, o projeto só foi possível ser realizado graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e o Deputado José Geraldo Riva (PP).

Poconé recebeu vinte modernos computadores dotados de todos os acessórios para serem utilizados na Escola Apeíara, subsidiada pela prefeitura municipal. A escola foi inaugurada no ano passado e já recebeu mais de 400 alunos, destes, 120 já concluíram os estudos e receberam o diploma em grande estilo. Logo mais à noite no prédio da Câmara municipal a partir das 19h. Contando com a presença de várias autoridades e populares, o deputado José Riva e o Prefeito Clóvis Martins entregaram os certificados aos alunos.

A escola Apeîara funciona na cidade sob a responsabilidade da secretária de Educação, Cultura e Esportes e Lazer, professora Enair Regina Martins. As doações dos equipamentos foram feitas em regime de comodato.

A parceria entre o prefeito Clóvis Damião Martins e o deputado Riva (ambos PP) significa, de acordo com o primeiro, “a oportunidade dos alunos carentes de nossas unidades escolares utilizarem esta importante ferramenta do mundo globalizado”. Damião ressaltou ainda que o projeto continua este ano fazendo o mesmo sucesso. Para o deputado José Riva, a iniciativa de instituir escolas de informática em parceria com as prefeituras atende as novas necessidades do setor educacional.

“Se todos os estudantes mato-grossenses tiverem acesso às novas tecnologias, poderão crescer em sintonia com o mundo globalizado, pois a informática é imprescindível na vida de todo cidadão e não podemos ficar parados no tempo”, justifica. “Justiça social se faz com iniciativas simples como esta, mas com resultados práticos”, finaliza.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304951/visualizar/