Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 14:10

    Imprimir


O setor turístico do Vale do Araguaia agora conta com mais um órgão de representatividade: A ACTM - Associação de Condutores em Turismo no Médio Araguaia. O órgão é fruto do empenho dos ex-alunos do curso de formação inicial e continuada em Condutor em Turismo oferecido na metade do ano de 2005 pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) de Barra do Garças.

O lançamento ocorreu na quarta-feira (19), no auditório da própria Unidade.

Composta por vinte e nove associados condutores, a ACTM vem com o objetivo principal de fomentar o desenvolvimento do turismo ordenado da região. “A associação busca o desenvolvimento do potencial turístico do Vale do Araguaia através de ações que valorizem a comunidade em todos os aspectos, sejam econômicos, sociais, culturais e ambientais.” Explica o ex aluno e atual presidente da ACTM, Adonias Coelho.

Segundo ele, a associação é aberta à comunidade, porém para ser associado, o indivíduo deve ser condutor ou guia de turismo e morar no Vale do Araguaia há pelo menos dois anos.

O evento contou com a participação de várias autoridades representativas do setor turístico do Vale do Araguaia e foi organizado pela turma do curso técnico em Turismo e Desenvolvimento Social da unidade.

Conhecimento em prática

Incumbidos de organizar o evento de lançamento da ACTM, os alunos do curso técnico em Turismo e Desenvolvimento Social arregaçaram as mangas e partiram para prática. Organizaram o cerimonial, definiram o tema da decoração, os membros da mesa principal, além de uma deliciosa degustação de licores de frutos do cerrado.

“Para todo conhecimento, a prática é essencial. Os alunos transcenderam os conceitos adquiridos em sala de aula, pois sentiram a responsabilidade e as dificuldades de estar à frente de um evento. O lançamento foi ótimo até para a avaliação da própria competência, pois é justamente em prática que podemos avaliar os alunos e suas habilidades.” Constatou Bruna Figueiredo, professora do técnico em turismo.

Além deste evento, os alunos da unidade já organizaram O 1º Mini Congresso do Turismo, a Semana do Turismo, o 1º Interturismo – programa de integração do turismo pedagógico no Vale do Araguaia, o Turismo no Arraiá, a aula in loco em Caldas Novas e recentemente participaram do café da manhã no Parque da Serra Azul – PESA, onde captaram informações para elaboração de um projeto sobre turismo religioso. (Colaborou Antonio Avila)





Fonte: Assessoria/Ceprotec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304955/visualizar/