Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 10:59
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Os municípios brasileiros têm até sexta-feira (7) para inscrever projetos no prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, oferecido desde 2003 pela organização não-governamental Ação Fome Zero aos melhores executores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), gestor do programa, integram a comissão julgadora dos projetos e fazem as visitas técnicas.

Em 2005, 380 projetos foram inscritos para concorrer em 11 categorias de prêmios — nacional; regional (cinco); controle social; educação nutricional; investimento; incentivo à agricultura familiar; capacitação e treinamento dos recursos humanos. “O prêmio serve como estímulo para que os municípios qualifiquem seus programas”, disse Albaneide Peixinho, coordenadora-geral do Pnae.

Depois do período de inscrição, começa a análise prévia da comissão julgadora, que destaca 50 projetos. “Estes serão visitados pelos técnicos do Ministério da Educação e receberão pontuação em cada um dos critérios estabelecidos”, explicou Albaneide. Segundo ela, são considerados aspectos como responsabilidade técnica, compras de produtos de pequenos produtores locais, contrapartida do município e participação da comunidade por meio dos conselhos de alimentação escolar (CAE), dentre outros.

Vencedor

O município mineiro de Araxá foi o vencedor do prêmio nacional em 2005. Nove mil alunos de 11 creches, 13 estabelecimentos de pré-escola e ensino fundamental e quatro escolas infantis são atendidos pelo programa na cidade. A nutricionista Adriana Leite atribui o êxito ao fato de o município ter seguido as recomendações do Pnae e destacou a diversificação dos cardápios, bem como a alimentação diferenciada em escolas de regiões mais carentes ou da zona rural, onde as crianças acordam muito cedo. Ela cita ainda a importância das seis hortas escolares da cidade para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Sobre o prêmio, Adriana diz que funciona como uma motivação extra para toda a comunidade. Tanto que está finalizando a elaboração de novo projeto para inscrevê-lo na disputa deste ano.





Fonte: Ministério da Educação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308435/visualizar/