Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 29 de Março de 2006 às 17:10

    Imprimir


A Literamérica 2006, II Feira Sul-Americana do Livro, terá o seu lançamento nacional no próximo dia 5 de abril, em Brasília, no auditório Vladimir Coutinho, no Itamaraty, a partir das 19 horas. O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso (AlimeMTo) e apoio dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores,. A Feira reunirá escritores, editores, livreiros, diplomatas e autoridades dos 13 países do continente, mais Portugal, Espanha e Itália, entre os dias 16 a 24 de setembro em Cuiabá.

Seu lançamento em Brasília envolve a participação de embaixadores e adidos culturais representando todos os países participantes. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e das Relações Exteriores, Celso Amorim também confirmaram presença. O governador Blairo Maggi será representado pela vice-governadora Iraci França. “A receptividade de todos os países envolvidos tem sido ótima”, diz o secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira.

Mais que uma feira de livros, a Literamérica está contribuindo significativamente para a integração sul-americana. Desde a primeira edição da feira, em 2005, esta perspectiva dominou os vários eventos paralelos. Tanto que a criação do Fórum Sul-americano de Cultura surgiu naquela época, muito antes de ter sido apresentado pelo ministro Gilberto Gil em Davos ano passado. Por isto, o fórum de Cuiabá será uma preparatória do continente para o Fórum Mundial da Cultura, que acontecerá no Rio de Janeiro em dezembro.

Outros eventos paralelos à Literamérica são: o Encontro Sul-Americana de Cultura Popular, que reunirá escritores e outros artistas em debates e apresentações; a assembléia do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Órgãos Estaduais de Cultura, que vai trazer também o seu projeto Circulado, pelo qual artistas de outros estados se apresentam levando sua cultura e arte; o 3º Encontro da Diversidade Cultural, com artistas dos vários países se apresentando e interagindo com artistas nacionais e estaduais; e o Festival de Comidas Típicas Sul-americanas, onde especialistas de cada país participante mostrará os sabores da culinária e trocará experiências entre si e os brasileiros.

Especificamente sobre a feira, para este ano o número de estandes aumentou de 104 para 224, ou seja mais que dobrou, o que demonstra o interesse das editoras, livrarias e escritores locais, nacionais e estrangeiras. Por exemplo, a maioria das principais editoras do Brasil já reservaram ou compraram estandes e todos os países participantes já reservaram espaços para trazer livros e escritores. A quantidade de dias em que a feira se realiza também subiu de cinco para nove. “O sucesso que foi o evento ano passado levou a esse crescimento desta edição da Literamérica”, ressalta o secretário João Carlos Vicente Ferreira.

Entre os escritos estrangeiros convidados que confirmaram presença estão Isabel Allende, do Chile, e José Saramago, de Portugal. Entre os nacionais já confirmaram participação: Nélida Piñon, Cristovão Tezza, Afonso Romano de Sant’Anna e Ana Miranda, entre muitos outros.

O lançamento neste dia cinco terá a participação da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, que apresenta como diferencial, o fato de ser a única orquestra a compor entre seus integrantes um naipe de violas de cocho, instrumento típico e representativo da cultura popular mato-grossense.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308961/visualizar/