Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 29 de Março de 2006 às 15:26

    Imprimir


Formou-se na web uma comunidade denominada Instructables, em que cidadãos comuns exibem suas criações e projetos criativos, ensinando a outros como fabricá-los, no mais puro estilo faça-você-mesmo. O ponto chave são as instruções claras fornecidas no site, para que o visitante possa montar em sua casa ou oficina qualquer dos itens que compõem o banco de invenções, que contempla bicicletas, pipas, comida e roupas, indo até engenhocas de eletrônica de consumo ou mesmo protocolos para pesquisa biológica. No acervo de implementos criativos constam, obviamente, "gadgets" computacionais variados.

O Instructables é um sistema colaborativo passo-a-passo que permite que inventores amadores registrem seus projetos, compartilhando-os com outros através de arquivos documentais, sejam eles textos, fotos, vídeos, listas de ingredientes e até diagramas em CAD. Através de comentários, os outros usuários podem enriquecer as criações. É uma iniciativa baseada no conceito de desenvolvimento de sistemas abertos, em que é incentivada a livre troca de idéias e de informações. O site www.instructables.com é escrito em inglês e a melhor forma de conhecer o formato é clicando em "Explore".

Trata-se de uma iniciativa da Squid Labs, após uma pesquisa de cinco anos com o objetivo de desenvolver um sistema interno para documentação de instruções detalhadas com as mais diversas finalidades. O Instructables é o resultado evolutivo de projetos anteriores e similares voltados aos países emergentes, como o ThinkCycle do M.I.T. e o Design That Matters, seguindo em parte o modelo interativo e colaborativo do site Zero Prestige, dedicado à construção de pipas. Sistemas colaborativos semelhantes e bem sucedidos são o BioForge, para projetos de biotecnologia, e o SourceForge, para projetos de software aberto. Alguns dos documentos do Instructables estão na forma de cartuns, os chamados HowToons, uma forma divertida de apresentação, mais voltada a adolescentes.

Como exemplos de projetos toscos mas interessantes para os mais afeitos à informática, pode-se mencionar: antena Wi-fi para Apple Powerbooks de 12 polegadas, polimento de CDs arranhados de modo que possam voltar a ser lidos, carregador USB para automóveis, ressuscitamento de HDs através de canibalização, e o amplificador para iPods. Nem todos os projetos apresentados, porém, são realmente úteis ou sérios visto que, por ser um site aberto, dá margem a alguma gaiatice, mas as idéias documentadas no site são, no mínimo, curiosas e inusitadas.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308980/visualizar/