Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Março de 2006 às 08:24

    Imprimir


O novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem defender um desenvolvimento "responsável" e "avesso a aventuras e ao entusiasmo infantil".

Conhecido por defender uma linha mais desenvolvimentista que seu antecessor, Antonio Palocci, o novo ministro disse que continua fiel a si mesmo e a suas idéias. Ele sinalizou, entretanto, que não haverá mudanças na política econômica, cujo "fiador" é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e não Palocci.

O novo ministro também foi bastante enfático ao elogiar Palocci e sua atuação no ministério. "Em 2004 o Brasil deu início a um ciclo de desenvolvimento continuado com as características de desenvolvimento econômico, distribuição de renda, geração de empregos e redução da pobreza", frisou Mantega.

Ao tomar posse em solenidade no Palácio do Planalto, o novo ministro disse ainda encontrar o Ministério, a economia e o país em condições muito melhores que seu antecessor.

Mantega também destacou o aumento do emprego e da massa salarial, o crescimento da produtividade, o controle da inflação e a queda dos juros como importantes contribuições.

MEIRELLES - O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), negou que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deixará o cargo depois da demissão do ministro Antonio Palocci.

Com a indicação de Guido Mantega para a Fazenda, o secretário-executivo, Murilo Portugal, e o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, anunciaram que vão sair do governo. Havia especulações de que as mudanças chegariam ao Banco Central.

Além disso, com a divulgação da notícia de que Meirelles se reuniria com Palocci na casa do ex-ministro nesta tarde, aumentaram as especulações sobre sua saída. Meirelles, entretanto, deixou a residência de Palocci sem falar com a imprensa.

Para Mercadante, entretanto, "são os mal-intencionados tentando manipular os mal-informados".

“Quando os juros estavam subindo, o governo não mexeu no Banco Central, não tem por que mudar quando os juros estão caindo”, afirmou Mercadante. “O presidente Henrique Meirelles tem toda a confiança do governo”, completou.

O senador governista - que era cotado para assumir a Fazenda - disse ter conversado ontem com o secretário do Tesouro. Levy confirmou sua demissão e disse que assumirá a vaga do Brasil no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).





Fonte: Folhapress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309132/visualizar/