Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 17:20

    Imprimir


Violências esporádicas marcaram nesta terça-feira uma manifestação contra o Contrato de Primeiro Emprego (CPE) em Paris, onde grupos de vândalos destruíram lojas e carros e espancaram manifestantes, jornalistas e policiais.

Outros enfrentamentos foram registrados em várias cidades francesas como Rennes (oeste), Grenoble (centro-leste) e Lille (norte), assim como na periferia de Paris.

Em Paris, a polícia prendeu pelo menos 105 pessoas durante o protesto, alguns dos quais armados com barras de ferro, tacos de beisebol e até facas. O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, havia pedido aos policiais que prendessem "o maior número possível de baderneiros". Cerca de 4.000 policiais haviam sido mobilizados na capital para reprimir a violência.

No início da manifestação, uma centena de vândalos tentaram entrar em um supermercado e quebraram as vidraças de um café perto de Place d'Italie, no sudeste de Paris.

Confrontos violentos opuseram em seguida outro grupo e membros dos serviços de ordem sindicais na place de la République, no centro de Paris, onde chegava a manifestação. O tumulto durou pelo menos duas horas, com jovens agredindo policiais, jornalistas e fotógrafos.

"Vai se f..., Sarkozy!", gritavam jovens ao tentarem atacar os policiais, que responderam com o lançamento de gases lacrimogêneos e cassetetes. Antes disso, grupos encapuzados e mascarados já haviam espancado manifestantes para roubar dinheiro e celulares. Na manhã desta terça-feira, jovens e policiais se enfrentaram em Savigny-sur-Orge, no subúrbio de Paris.

Em Rennes, milhares de jovens atiraram pedras e garrafas nos policiais depois de ter bloqueado as vias ferroviárias. Em Grenoble, a polícia usou 'flashballs' e gases lacrimogêneos contra jovens que queriam invadir a sede da União para um Movimento Popular (UMP), o partido no poder. O 'flashball' é uma arma de defesa utilizada de vez em quando pelos policiais franceses, para atirar grossas balas de borracha.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309257/visualizar/