Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Março de 2006 às 15:45

    Imprimir


A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT-Fomento) vai financiar a renovação de frota do serviço de moto-táxi da Baixada Cuiabana. O primeiro passo foi dado nesta sexta-feira (24/03), em reunião do presidente da Agência de Fomento do Estado, Éder de Moraes Dias, com os presidentes do Sindicato dos Moto-Taxistas de Cuiabá, Vilson Neves, e da Associação dos Moto-Taxistas de Mato Grosso, Isaías Sara, além de líderes da categoria.

A expectativa é de que até maio tenha início o financiamento de novas motos, após o Projeto de Lei ser aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Blairo Maggi. "Estamos dando o pontapé inicial, por determinação do governador, para franquear o acesso dos profissionais do segmento ao crédito para aquisição de novas motos", disse Moraes Dias.

Antes de se reunir com os dirigentes dos moto-taxistas, o dirigente da MT Fomento teve o cuidado de consultar a assessoria jurídica e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bodenar. "Para os taxistas, é importante que o moto-táxi esteja regularizado", observa Bodenar.

Vilson Neves sugeriu que, vencida a etapa burocrática, a MT Fomento analise o financiamento do kit completo do profissional, além da moto (capacete, jaleco e a pintura). "Seria uma conquista importante para todos os que labutam no ramo", observa Vilson.

Para Isaías Sara, o importante é facilitar o acesso ao crédito para os moto-taxistas. "É vitória de anos de luta para uma categoria sofrida, que trabalha de sol a sol, sem reconhecimento", justifica Sara.

Éder Dias lembra que, no início do mês, ao lado de Blairo Maggi, entregou cerca de 200 novas motos em Rondonópolis, financiadas pela MT-Fomento. "Agora, vamos fazer isso na Grande Cuiabá", resume ele.

Para os feirantes da Baixada Cuaibana, a MT Fomento já cedeu R$ 1,4 milhão em micro-crédito. E, para os camelôs, agora organizados em cooperativa, foram liberados mais de R$ 700 mil, permitindo a importação, no atacado, totalmente legalizada, tirando o segmento da clandestinidade.

Também participaram da reunião os diretores de Desenvolvimento e Projetos da MT Fomento, Jair Marques; de Operações, Arcleidy Dias Pereira; e Paulo César dos Santos Leite; o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza; o presidente da União das Feiras de Cuiabá (UFBA), Pedro Albuquerque; o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bodenar, e demais representantes do movimento comunitário e da categoria.





Fonte: Assessoria/MT Fomento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310197/visualizar/