Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Março de 2006 às 08:19

    Imprimir


O presidente da Assembléia, Silval Barbosa, afirmou que o deputado Zé do Pátio, a partir do momento que oficializou sua intenção de disputar o governo de Mato Grosso pelo PMDB, tem autonomia para estabelecer conversações para buscar apoio ao projeto de candidatura própria do partido. Ele participou, na última sexta-feira, junto com o parlamentar, de uma reunião com o presidente regional do PL, deputado Wellington Fagundes.

Silval assegurou apoio à candidatura própria do PMDB e citou três fatores que deixam claro ser um projeto irreversível: os encontros regionais que indicaram o sentimento das bases do partido, as reuniões da executiva e a elaboração de um plano de governo, tarefa que está sob responsabilidade da vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença.

"Sempre defendi um projeto próprio e apoio toda e qualquer candidato do PMDB ao governo do Estado, seja Zé Carlos ou outro que vier a ser lançado", enfatizou. Zé do Pátio aproveitou a reunião para criticar o atual governo ao contar que, em vários municípios da região Sul do Estado, há milhares de estudantes que ainda não conseguiram começar o ano letivo porque estão sem transporte escolar.

Para ele, falta ao atual governo ouvir a população. "Esse será nosso principal objetivo", destacou. Pátio lamentou o fato de Mato Grosso ocupar o 15º lugar nacional em Índice de Desenvolvimento Humano, mesmo sendo a nona economia do país. "Precisamos mudar essa relação em que o Estado é rico, mas sua população é pobre", ponderou.

A reunião com o PL foi solicitada em caráter informal por Zé do Pátio, que se apresentou a Wellington Fagundes como pré-candidato ao governo pelo PMDB e pediu a retomada das conversações entre ambos partidos. "Mostrei ao deputado Wellington a importância da formulação de um projeto alternativo de poder e governo", ressaltou.

Já o presidente do PL confirmou a intenção do partido em apoiar um projeto de mudança em relação à política adotada pelo atual governo, mas defende a idéia de que as discussões sejam comandadas pelos partidos políticos e não por pessoas. Segundo Wellington Fagundes, um dos problemas da equipe do governador Blairo Maggi é tratar questões políticas e eleitorais individualmente, desprezando os partidos políticos.

Ele lembrou que as conversas com o PMDB começaram ainda no ano passado e podem avançar já que Zé Carlos do Pátio não impôs o seu nome como pré-candidato ao governo. Segundo o liberal Wellington Fagundes, ainda não é possível ao partido tomar uma decisão já que há muitas indefinições ainda quanto às regras eleitorais como, por exemplo, a manutenção, ou não, da regra da verticalização. (AI)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311463/visualizar/