Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Março de 2006 às 02:25

    Imprimir


A Autoridade Nacional Palestina (ANP) deve confirmar hoje se a passagem fronteiriça de Kerem Shalom, entre Gaza e Israel, será aberta à passagem de mercadorias, após o fechamento da de Karni, a cerca de 20 quilômetros de distância.

A ANP se opõe à substituição da passagem de Karni, cujo fechamento representa um duro golpe para a economia palestina na Faixa de Gaza, pela de Kerem Shalom.

Israel fechou o cruzamento de Karni, usado para abastecer Gaza, com o argumento de que a situação na zona do ponto de vista da segurança era insustentável e ofereceu a abertura hoje do de Kerem Shalom, no extremo sul da faixa e junto à fronteira com o Egito.

Mas a abertura da nova passagem ainda não foi aceita pela ANP, que deve coordenar as medidas de segurança com Israel.

Os palestinos consideram que o fechamento de Karni "é uma medida política unilateral de Israel", disse hoje um funcionário da ANP citado pela rádio pública israelense.

A fonte lembrou que a ANP "também tem suas próprias condições", dando a entender que estas devem ser satisfeitas antes que Israel abra a passagem em questão.

Após o fechamento de Karni, nos últimos dias se registrou em Gaza um forte aumento nos preços dos produtos básicos, como a farinha, causado pela falta de abastecimento.

Para resolver as divergências, funcionários israelenses e palestinos se reunirão nesta tarde com a mediação dos Estados Unidos, informou a emissora.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311560/visualizar/