Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Março de 2006 às 11:57

    Imprimir


Gerry Adams, líder do Sinn Féin, o braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), foi retido e submetido a uma inspeção extraordinária em um aeroporto de Washington após haver celebrado o dia de São Patrício na Casa Branca.

Segundo informou hoje o congressista democrata Brian Higgins, que acompanhava o dirigente norte-irlandês, Adams deveria ter saído do aeroporto Ronald Reagan de Washington rumo a Búfalo (Nova York), mas não conseguiu porque foi detido, uma vez que seu nome estava numa lista de suspeitos de terrorismo.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Nacional confirmou que Adams foi submetido a uma inspeção secundária "muito exaustiva", mas negou que o líder do braço político do IRA tivesse sido detido.

"Nunca foi detido nem ficou detido, do ponto de vista deste departamento", assegurou o porta-voz, que declarou que o político norte-irlandês já deixou a área de Washington. Ele não quis confirmar nem negar se o nome de Adams aparecia em uma lista de possíveis terroristas.

O incidente aconteceu horas depois de Adams ter participado de uma recepção na Casa Branca para comemorar o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, junto ao primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Em comunicado, Higgins condenou o incidente e afirmou que o fato de o nome de Adams "aparecer desta maneira inadequada e de essa aparição o ter impedido de celebrar São Patrício em Búfalo é lamentável e infeliz, quando se pensa em sua liderança para conseguir o desarmamento do IRA e seu compromisso com o processo de paz" na Irlanda do Norte.

O processo de paz no Ulster, lançado em 10 de abril de 1998 com a assinatura do chamado "Acordo da Sexta-feira Santa", encontra-se estagnado há três anos e meio, quando se suspendeu a autonomia da província por causa de um escândalo de espionagem do IRA nas instituições governamentais norte-irlandesas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311654/visualizar/