Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Março de 2006 às 11:10

    Imprimir


Os primeiros resultados das análises toxicológicas realizadas no corpo de Slobodan Milosevic não mostraram indícios de envenenamento, afirmou nesta sexta-feira o presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fausto Pocar. "Até agora não há indícios de envenenamento nas análises toxicológicas realizadas pelo Instituto Médico Legal holandês (NFI, na sigla em inglês)", declarou em uma entrevista coletiva.

Pocar explicou que não foi encontrado qualquer rastro de rifampicina, medicamento contra-indicado aos tratamentos para a hipertensão, o que contradiz testes prévios realizados em fevereiro por um médico holandês. O presidente do TPI disse que estes resultados são preliminares e que esperava poder fornecer mais informações até o final da próxima semana.

"Uma quantidade de medicamentos prescritos para o senhor Milosevic foram encontrados no material colhido no corpo do ex-presidente, mas não em quantidade tóxica", frisou Pocar. "Até agora nenhum traço de rifampicina foi encontrado", reforçou. O poderoso antibiótico, que é conhecido por conter os efeitos de outras medicações, foi encontrado no sangue de Milosevic em testes realizados nos últimos meses. Os testes foram conduzidos pelo NFL, que na segunda-feira, apesar de apontar um enfarte como a causa da morte do ex-dirigente morto, não revelou o que provocou o problema. O NFI informou ao promotor público que a rifampicina desaparece do corpo rapidamente e o fato de não haver qualquer traço da droga implica apenas que não é provável que o medicamento tenha sido administrado ou ingerido nos últimos dias antes da morte.

Muitos partidários de Slobodan Milosevic, principalmente na Sérvia e na Rússia, levantaram suspeitas de que a súbita morte do ex-presidente, sob custódia do Tribunal Criminal para a Antiga Iugoslávia (ICTY, na sigla em inglês), teria sido fruto de envenenamento. O porteiro do TPI, Hans Holthuis, contou que na cela de Milosevic foram encontrados produtos introduzidos fraudulentamente. "Quando estes produtos entraram durante uma revista, Timothy McFadden (o diretor do centro de detenção do TPI) tomou medidas imediatas", declarou Holthuis, ao ser interrogado sobre as informações da imprensa de que em dezembro e janeiro tinham sido encontrados remédios não-prescritos na cela do ex-presidente iugoslavo. O gabinete do procurador, contudo, não fez qualquer comentário sobre o assunto.

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic foi encontrado morto em sua cela no sábado passado. Uma necropsia, realizada no domingo, estabeleceu que a causa direta da morte do ex-ditador fora um infarto do miocárdio. Nem o presidente ou o porteiro do TPI puderam esclarecer a data exata de sua morte. "O NFL também realizou a análise toxicológica pedida quando depois da necropsia a causa da morte permaneceu sendo desconhecida e tem de levar em conta a possibilidade de envenenamento", destacou o Instituto em seu site na Internet.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311984/visualizar/