Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 16 de Março de 2006 às 10:33

    Imprimir


As autoridades de Moçambique começaram a exigir um teste de aids aos candidatos à Polícia como parte dos requisitos necessários, segundo informaram hoje fontes oficiais, em uma decisão que gerou polêmica. Sabemos que o papel da Polícia é combater o crime e isso não pode ser feito por indivíduos doentes", disse à EFE o ministro do Interior de Moçambique, José Pacheco.

Calcula-se que 16% da população adulta de Moçambique está infectada com o vírus da aids e mais de cem mil pessoas morrem ao ano por males relacionados com essa doença. A exigência de que os candidatos à Polícia se submetam a esse teste é contra a Constituição e a legislação sobre o assunto, que proíbe forçar qualquer pessoa a fazer a análise. Mas Pacheco insistiu em que a Polícia precisa de pessoas "fortes e saudáveis".

"Um policial tem que estar em boas condições físicas para agir", afirmou. A medida é divulgada depois que na semana passada um comandante policial foi muito criticado por ter obrigado mais de 100 recrutas a fazer o teste de aids. Segundo dados oficiais, anualmente morrem em Moçambique mil policiais por complicações relacionadas com a aids.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312340/visualizar/