Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 16 de Março de 2006 às 06:37

    Imprimir


Um adolescente morreu baleado e seis pessoas ficaram feridas em enfrentamentos registrados nesta quinta-feira em Halabja entre habitantes que denunciavam a corrupção das autoridades e as forças de segurança. Os incidentes ocorreram na véspera do 18º aniversário de um ataque com armas químicas contra a cidade, ordenado pelo antigo regime.

O cadáver do adolescente de 14 anos e os feridos foram levados a uma mesquita do centro da cidade após os violentos conflitos, durante os quais membros das forças de segurança dispararam contra os manifestantes que bloqueavam a entrada da cidade. Durante o protesto, os manifestantes atacaram um monumento erguido em memória das quase 5 mil vítimas de um ataque com armas químicas contra os habitantes da cidade, ocorrido em 17 de março de 1988 e realizado pelo exército de ex-presidente Saddam Hussein.

Os habitantes, enfurecidos com as autoridades da província de Sulaimaniyah, administrada pela União Patriótica do Curdistão (UPK) do presidente Jalal Talabani, colocaram pedras nas entradas da cidade para impedir a entrada dos comboios oficiais. Os manifestantes carregavam cartazes que acusavam as autoridades de corrupção e não terem cumprido as promessas sobre o desenvolvimento da cidade, situada a 300km ao norte de Bagdá. Também acusam as autoridades de não ajudarem os habitantes, sobretudo as famílias das vítimas do ataque de 1988.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312452/visualizar/