Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Março de 2006 às 15:58
Por: Edimar Santos

    Imprimir


Campo Novo do Parecis conquistou mais um importante progresso na luta contra as desigualdades e problemas sociais do município. Esse progresso tem nome, chama-se Programa Vida Nova. Para 30% da população carcerária da Cadeia de Campo Novo, que conta com cerca de 115 detentos, o programa coordenado pela secretaria municipal de Trabalho e Ação Social é literalmente a oportunidade de construir uma nova vida.

O anúncio do projeto foi feito na manhã desta terça-feira (07) durante a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Juízo da 2ª Vara da Comarca de Campo Novo do Parecis. O prefeito Sérgio Stefanelo e o juiz Cássio Luiz Furim assinaram o documento em uma cerimônia simples, que contou ainda com a presença da secretária municipal de Ação Social, Fátima Kohl, secretário de Administração Márcio Canterle, secretário de Finanças César Azevedo e o presidente da OAB de Campo Novo, Albino Ramos.

De acordo com o juiz Cássio Luiz Furim, a iniciativa, que prevê a contratação de presidiários, já julgados, em regime aberto, semi-aberto ou com penas alternativas para prestação de serviços remunerada para o município e para entidades parceiras do governo municipal, é única no Estado. O magistrado mencionou ainda que “quando os reeducandos são inseridos em programas de reintegração social o número de reincidências cai de 85 para 12%”.

Na ocasião o prefeito Sérgio Stefanelo explicou que o objetivo é utilizar a mão-de-obra dos detentos selecionados no programa para a execução de trabalhos de jardinagem e limpeza pública. “Vamos executar um amplo projeto de reestruturação urbanística da cidade e para isso vamos utilizar também essa mão-de-obra específica, oferecendo, assim, uma nova oportunidade a quem busca a reintegração com a sociedade”, explicou Stefanelo.

Programa Ce-Renova - Campo Novo do Parecis possui outro projeto voltado para a ressocialização que também é pioneiro em Mato Grosso. O programa Ce-Renova, que atende crianças e adolescentes em conflito com a lei, oferece atendimento social com acompanhamento jurídico, psicológico, educacional e incentivo e apoio à inclusão familiar.

O Ce-Renova é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal, o Ministério Público e o Poder Judiciário. O modelo do programa camponovense foi seguido pelo Governo do Estado que criou uma rede de atendimento e implantou centros de reintegração social nos moldes do Ce-Renova em municípios pólos de Mato Grosso. O programa de Campo Novo também foi visitado e elogiado pelo Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado.





Fonte: Campo Novo News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313679/visualizar/