Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Março de 2006 às 07:42
Por: Raquel Teixeira/Márcia Andreol

    Imprimir


Com a intenção de ampliar a relação entre o cidadão e o trabalho desenvolvido pela Polícia Comunitária, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira o "Prêmio Estadual de Polícia Comunitária".

Lançado pelo governador Blairo Maggi e pelo coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Eraldo Viegas, o prêmio vai fomentar a prática e a filosofia de polícia comunitária em um estado onde cerca de 12 mil profissionais da área de segurança pública – entre policiais civis, militares e corpo de bombeiros - trabalham dentro da filosofia de integração com a sociedade.

Em todo o país, apenas o estado de São Paulo já iniciou tal atividade. Para o coordenador da Senasp, a iniciativa é mais um avanço para o estado de Mato Grosso, que ampliou consideravelmente os núcleos de policiamento comunitário.

“A iniciativa foi abraçada pelo governador Blairo Maggi e é uma oportunidade para valorizar e incentivar a melhoria nas relações entre policiais e o cidadão”, afirmou Eraldo Viegas.

O prêmio tem caráter estadual e foi dividido em duas categorias: “Filosofia de Polícia Comunitária e Integração com a Sociedade” e “Atividades Sociais de Polícia Comunitária”.

Para a categoria “Filosofia de Polícia Comunitária e Integração com a Comunidade” serão analisadas a compreensão de conceitos e práticas relacionadas aos princípios de polícia comunitária; nível de integração com a comunidade; encaminhamentos e resoluções de conflitos sociais e prestação de serviços; capacidade de diagnóstico da realidade (principais problemas, tipos de crimes e conflitos, análise de dados quantitativos e qualitativos; e formas de intervenção).

“O prêmio busca valorizar o trabalho conjunto de resolução de problemas existentes na comunidade, valorizando o bom desempenho do policial e o estreitamento das relações entre a sociedade civil e as instituições responsáveis pela segurança pública”, explica o coordenador de Polícia Comunitária, major Wilson Batista.

Na categoria “Atividades Sociais de Polícia Comunitária” serão levados em consideração como critérios os projetos de ações integradas desenvolvidos para a prevenção da violência e criminalidade; práticas relacionadas ao esporte, lazer, cultura para crianças e adolescentes, com o objetivo de evitar situações de risco; iniciativas e projetos propostos pela comunidade com o apoio dos órgãos de segurança pública, como por exemplo, projetos que envolvam cursos profissionalizantes, inclusão digital, iluminação pública; infra-estrutura dos bairros; atividades de proteção e preservação ambiental.

Comunidade

Na avaliação da representante do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, as relações entre polícia e sociedade têm avançado. “Um prêmio como esse pode melhorar ainda mais, com reconhecimento às atividades desempenhadas de ambos os lados”, observou Maria das Graças Santos.

Poderão participar como concorrentes ao prêmio, policiais civis, militares, bombeiros, representantes dos Conselhos Estaduais de Segurança Pública (Conseg´s), Associação de Moradores e guardas municipais.

Para a viabilização do Prêmio Estadual de Polícia Comunitária, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública conta com parceiros como Fecomércio, Unesco, Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Sou da Paz, entre outras instituições públicas e privadas.

Premiação

Categoria “Filosofia de Polícia Comunitária e Integração com a Comunidade” 1° Colocado – troféus, quatro rádios HT, três computadores e três impressoras para utilização nos locais vencedores do concurso pela instituição/corporação vencedora no auxílio dos trabalhos da comunidade.

2° Colocado – troféus, três rádios HT, dois computadores e duas impressoras para utilização nos locais vencedores do concurso.

3° Colocado - troféus, três rádios HT, um computador e uma impressora para utilização nos locais vencedores do concurso.

Categoria “Atividades Sociais de Polícia Comunitária” 1° Colocado – troféus, um televisor 29 polegadas, dois computadores e uma impressora.

2° Colocado – troféus, um televisor 29 polegadas, um computador e uma impressora.

3° Colocado – troféus, um televisor 29 polegadas e um aparelho de DVD.

Policiais que se destacam nos trabalhos realizados nas comunidades também serão premiados com troféu, bolsa de curso de graduação; uma bolsa de curso de pós-graduação e uma passagem aérea com hospedagem para a cidade de São Paulo, com o objetivo de conhecer o Projeto de Polícia Comunitária do bairro Jardim Ângela, que já foi considerado um dos mais violentos da capital paulista.

Os cidadãos que se destacam nas comunidades nos trabalhos desenvolvidos em parceria com a polícia também serão premiados com troféu e duas bolsas para o ensino médio.

Acompanharam a solenidade o secretários de Estado, Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Denézio Pio da Silva, comandante geral da PM, coornel Leovaldo Sales, representante do Instituto Sou da Paz, Mariana Montoro, comandantes de núcleos de policiamento comunitário e demais autoridades civis e militares.





Fonte: Secom-MT e Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313772/visualizar/