Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Março de 2006 às 18:50
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Encerra-se nesta sexta-feira (10.03) o prazo de comunicação da vacina contra a febre aftosa em Mato Grosso. A primeira etapa da campanha de vacinação anti-aftosa ocorreu no Estado no período de 1º a 28 de fevereiro,com a meta de imunizar mais de 5 milhões de cabeças do rebanho bovino e bubalino, com idade entre zero 0 a 12 meses.

Os pecuaristas devem enviar às unidades regionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) as notas fiscais referentes à compra de vacinas e a relação dos animais vacinados. Com base nessas informações, o Indea divulgará os índices obtidos na campanha de vacinação.

A partir deste sábado (11), os técnicos do órgão responsável pela sanidade animal em Mato Grosso irão visitar todas as propriedades que não fizeram a comunicação para notificar os proprietários ou arrendatários. Após a notificação, o produtor tem prazo de 72 horas para realizar a imunização.

Do contrário, os criadores que realizaram a vacinação e não fizeram a comunicação ao órgão sofrerão punições administrativas, ficando o dobro do tempo que levaram para comunicar sem movimentar o rebanho.

Já aqueles que não efetivaram a vacinação, os técnicos do Indea marcarão uma data para que o criador adquira a vacina e realize a vacinação sob a supervisão desses técnicos. Além disso, será obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 59,00 por cabeça de gado não vacinada.

Jornada Técnica

Para dar apoio à cadeia produtiva da pecuária, o Estado lançou na última segunda-feira(06.03), no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, a campanha da "Jornada Técnica da Pecuária". A iniciativa inédita visa levar informações e tecnologias para cerca de 5 mil produtores em 60 municípios até o dia 16 de dezembro. O objetivo é aumentar a produtividade e a competitividade, além de agregar valor à produção.

O primeiro município a ser beneficiado será Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Lá, o evento vai ocorrer dia 16 de março. Assuntos como sanidade animal, discussão de um calendário sanitário para o Estado e a apresentação das principais doenças bovinas serão alguns dos temas à serem discutidos com os pecuaristas que também receberão informações sobre comercialização, alimentação, manejo, melhoramento genético, e custos na pecuária.





Fonte: Assessoria/Indea-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313858/visualizar/