Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Março de 2006 às 07:27
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Com o tema “Mulher, Saúde e Cidadania”, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e a Assembléia Legislativa (AL) realizaram nesta terça-feira (07.03), a “I Jornada do Dia Internacional da Mulher”, evento que marcou a abertura das comemorações da Semana da Mulher em Mato Grosso. O objetivo foi debater sobre as conquistas da mulher na saúde, educação, no social, direitos constitucionais, mercado de trabalho e, conseqüentemente, seus problemas e avanços.

Para o Assessor Especial da Superintendência de Atenção Integral da Ses, Eugênio Muniz Neto, que representou o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, as discussões em torno do conceito saúde e cidadania vêm de encontro com as políticas públicas do Estado na promoção destas áreas. “Na prevenção e promoção à saúde da mulher, o Estado criou o Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna e Infantil, ligado a Ses, que tem discutido políticas públicas na área visando evitar óbitos de mulheres relacionados à gestação e ao parto. Na área oncológica, foi criada uma coordenadoria para tratar especificamente dos vários tipos de cânceres que acometem as mulheres, o que inclui as políticas de prevenção e tratamento”, disse.

Segundo a presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna e Infantil da Ses, Dorvina de Figueiredo Costa Pereira, a intenção também foi chamar a atenção dos profissionais da área de saúde e de gestores municipais para a importância da estruturação e articulação de uma rede que ofereça atendimento integral às mulheres em todas as áreas como a saúde, educação, segurança, entre outras. “Para criação e estruturação da rede de atendimento integral à mulher em Mato Grosso é importante que a mulher participe efetivamente das discussões em torno do assunto, participando, inclusive, de conselhos municipais de Saúde, de Educação ou associações de bairro. No campo da saúde, a mulher precisa defender as políticas públicas para que cresça quantitativamente e qualitativamente”, comentou.

A coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Roseli Barbosa, também destacou a importância do evento. “A jornada vem de encontro a política de valorização dos direitos e conquistas femininas que acontecem em todas as áreas e uma das propostas da Sala da Mulher é levar esclarecimento à mulher em todos os segmentos seja político, social ou econômico para que cada vez mais alcance seus objetivos”, destacou.

A jornada foi aberta com a conferência “Conquistas e Desafios do Universo Feminino”, pela professora e coordenadora do Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Madalena Rodrigues, que fez uma reflexão sobre as conquistas da mulher a partir dos anos 70. “Nesses últimos anos houve avanços. Mas, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) se continuarmos neste ritmo levaremos vários anos para termos um avanço significativo em cima dos direitos da mulher. Por isso, o Dia Internacional da Mulher é para que sejam feitas reflexões, denúncias, análises e reivindicações”, comentou.

Outros temas discutidos foram: “A efetividade dos aspectos jurídicos na perspectivas de gêneros”, com a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Elizabete Rocha, e “Sexualidade: Mitos e Verdades”, com o ginecologista e obstetra Walter Esteves.

HOMENAGEM - A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio de suas coordenadorias técnicas e unidades descentralizadas, organiza uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. Na Central da Saúde, no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), no MT-Hemocentro e na Escola de Saúde Pública, haverá atividades educativas, lúdicas. Já os pacientes e funcionários do Hospital Dia dedicam a data às reeducandas do presídio feminino Pascoal Ramos. Será feita apresentação de siriri, cururu e entrega de vasos de barros confeccionados pelos próprios pacientes.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314356/visualizar/