Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Março de 2006 às 09:03

    Imprimir


No próximo dia 22 de março, completam-se 50 anos da morte de um dos maiores ícones mato-grossenses, Dom Francisco de Aquino Corrêa. Diante da sua grandiosa e importante história, o deputado estadual Carlos Brito (PDT) requereu o estabelecimento de um calendário de atividades em homenagem àquele que foi Arcebispo de Cuiabá, governante do nosso Estado e o único representante mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, até os dias atuais. Entre as atividades haverá uma sessão solene para registrar o cinqüentenário da sua morte.

De acordo com o parlamentar, Dom Aquino é responsável por inúmeras ações que fizeram e fazem parte da nossa cultura histórica e política. “Dom Aquino foi uma das pessoas mais importantes para a história de Mato Grosso. Foi autor do hino do nosso Estado, um dos fundadores da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, atualmente a mais antiga instituição cultural do Estado, ocupou a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, entre diversas outras atribuições. É digno de nossas homenagens”.

Carlos Brito enfatizou ainda a preocupação que tem de pessoas como Dom Aquino caírem no esquecimento. “Não digo daqueles que participaram da vida pública e religiosa de Dom Aquino, pois esses jamais o esquecerão. Me preocupo com os jovens, que, muitas vezes, não conhecem a verdadeira história que os cerca”.

Com o objetivo de registrar o cinqüentenário da morte de Dom Aquino e divulgar a sua história, Carlos Brito está trabalhando a edição de um selo em sua homenagem. Ele vai propor também um concurso de redação para estudantes das escolas de todo o Estado, a exibição de um documentário sobre a vida de dom Aquino pela TV Assembléia e a recuperação da ´Casa Dom Aquino´, um dos patrimônios históricos do Estado. “Essas iniciativas levarão os jovens a pesquisarem sobre a vida de Dom Aquino. É uma forma de lembrá-lo à sociedade”.

As ações propostas pelo deputado envolvem a Academia Mato-grossense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e o Governo do Estado. Em conversa com o chefe do Executivo, Blairo Maggi, Brito foi informado que terá todo o apoio na iniciativa. “Dom Aquino não se resume só a uma figura histórica. É um referencial de sabedoria e conduta pública e, por isso, Mato Grosso deve celebrar esta data”, salientou o governador.

Paralelas às atividades que devem ser desenvolvidas pelo poder público, em honraria ao político que foi Dom Aquino, a Arquidiocese de Cuiabá vai desenvolver ações que resgatarão a importância do homenageado para os fiéis católicos.

Atualmente, é possível encontrar lembranças de Dom Aquino em vários lugares, como nomes de escola, de município, de ruas, de prédios públicos, etc.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315064/visualizar/