Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 08:33

    Imprimir


O deputado Pedro Satélite comemora a noticia de que “o Procurador Geral da Republica, Antonio Fernando de Souza, deu parecer, nesta segunda-feira (20) pedindo a realização de uma perícia para definir as divisas entre o Pará e o Mato Grosso”. A ação está no Supremo Tribunal Federal e foi movida pelo Estado do Mato Grosso, que contesta a divisão realizada no ano de 1900, na convenção de limites.

Segundo a ação, o estado do Pará teria sido beneficiado na definição da divisa. O procurador alega que só um profissional habilitado poderá examinar a documentação que está no processo. “O relator da ação é o ministro Marco Aurélio, que deve nomear um perito para a causa”. A muitos anos o deputado Pedro Satélite vem batalhando em favor da retomada da área sob domínio do Estado do Pará em favor de Mato Grosso.

Esta causa é uma questão de justiça, estou ciente que não será resolvida do dia para a noite, porem, avançamos mais um passo importante e digno de comemoração, principalmente, por parte daquelas inúmeras famílias que residem e trabalham na área de conflito e que estão impossibilitadas de regularizar suas áreas de terras e por vezes ate impedidos de comercializar sua produção.

Para o parlamentar socialista, a correção oficial da divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará, vai devolver ao povo mato-grossense o resgate da história escrita e traçada pelo então Marechal Cândido Rondon. “ Estou ciente que essa demarcação vai acontecer. Valeu o empenho e a luta do governador Blairo Maggi” finalizou Satélite.

Caso Mato Grosso, ganhe na justiça a demarcação oficial da divisa, o estado terá anexado ao seu mapa, cerca de 2,2 milhões de hectares e uma base da Força Aérea Brasileira, localizada na Serra do Cachimbo.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317562/visualizar/