Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Fevereiro de 2006 às 15:00

    Imprimir


Os prefeitos de Paranaíta, Pedro de Alacântara; Alta Floresta, Maria Isaura Dias Alfonso; Apiacás, Silda Kochemborger; Carlinda, Orodovaldo de Miranda; Nova Bandeirante, Valdir Mendes Barranco; Nova Monte Verde, Nelson Lehrbach e Nova Canãa do Norte, Júnior Pereira Neves vão se reunir em Cuiabá para pedir apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios em relação a situação caótica dos municípios.

Os prefeitos já enviaram um relatório a Defesa Civil de Mato Grosso, informando sobre a necessidade de decretar situação de emergência devido as chuvas Eles solicitaram orientações para obter auxílio enquanto durar o período chuvoso. Diversas comunidades já estão isoladas nos municípios, além de pontes danificadas ou destruídas e estradas em péssimo estado de conservação. Os motoristas sofrem com os freqüentes atoleiros na região

a situação de emergência é decretada quando os danos e prejuízos da chuvas trazem graves conseqüências para a população das cidades. A situação de emergência é decretada após a Prefeitura tentar de várias formas resolver os problemas no município, mas não haver soluções e os recursos diminuírem

A prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger, que não decretou situação de emergência e que ainda não há grandes problemas no município, causados pelo excesso de chuvas.Os municípios ainda não solicitaram oficialmente a intervenção da Defesa Civil, mas enviaram documentos devem ser protocolados o mais depressa possível. “Quem sabe, estão protocolando nesse momento”, disse o Major, ontem a tarde.

A equipe da Defesa Civil do Estado aguarda a oficialização dos pedidos de intervenção para ir até a região averiguar o que está ocorrendo. Até o momento, segundo o Major Rainho, os prefeitos estão cuidando das atribuições que cabem aos municípios, como a divulgação do decreto de situação de emergência no Diário Oficial.

Rainho explicou que o prefeito de Brasnorte solicitou informações sobre o auxílio da Defesa Civil por causa das chuvas. Já o prefeito de Itaúba solicitou orientações e decretou estado de alerta no município por causa das erosões.

Há uma semana, a Defesa Civil divulgou alerta aos municípios de todo o Estado para riscos de inundações e enchentes.

Os municípios alertados foram Rondolândia, Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Guarita, Novo Mundo e Juara. Há ainda comunidades isoladas em Colniza, Terra Nova do Norte e Novo Mundo.

Os recursos para auxílio em situações de emergência só são liberados após vários trâmites em esfera municipal, estadual e nacional. Se constatado que a situação é de emergência pela equipe da Defesa Civil, o Governador homologa o decreto, que é encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318337/visualizar/