Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 14:22

    Imprimir


A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, entregou, na tarde desta quarta-feira (15), mais nove casas no conjunto habitacional “Sonho Meu”, construído pelo Governo do Estado no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Os contemplados aguardavam ansiosos a entrega das chaves, que simbolizaram o início de uma nova vida.

Para estas novas moradias, a Setecs priorizou o atendimento à famílias encaminhadas pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e pela 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, além de famílias em situação emergencial já cadastradas.

O caso de Elisa Augusta Marques emocionou as autoridades presentes no evento de entrega das casas. Abandonada pelo marido, Elisa tem quatro filhos e trabalha como rejuntadora em obras para sustentar as crianças, que estudam em regime semi aberto no Abrigo Bom Jesus. A situação dela chegou ao conhecimento da juíza Cleuci Terezinha Chagas, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, devido ao fato de os filhos de Elisa terem sido encaminhados ao Lar da Criança, por suposto abandono.

“O que ocorreu foi que, como ela sai após as 18h do trabalho, e as crianças encerram as atividades na creche às 17h, um determinado dia os meninos foram vistos dormindo num canto da instituição, o que levou os funcionários a acharem que ela os tinha abandonado. Quando tomei conhecimento do histórico de vida dela, verifiquei que Elisa é uma mulher batalhadora e chefe de família, merecedora de um lar onde possa manter em segurança os filhos, enquanto está trabalhando”, relatou a juíza.

Assim como o caso de Elisa, a secretária Terezinha Maggi atendeu ainda o procurador Geral de Justiça, Paulo Prado, que levou até o conhecimento da secretária quatro outras famílias em situação emergencial. Uma delas é a família de Jussara Gonçalina de Figueiredo, que mora juntamente com a mãe e uma tia de 92 anos e portadora de necessidades especiais. Jussara é a única que trabalha fora e os rendimentos provêem da venda de sabão líquido. “Ma dá pra pagar os remédios que eu tomo, pois tenho pressão alta e osteoporose, mais os que a minha mãe e a minha tia usam. No final do mês não sobra nada”, contou emocionada a senhora. A tia de Jussara, Maria Nunes da Silva, também ganhou uma cadeira de rodas.

Com as chaves da nova casa na mão, Rubens Alessandro Nascimento e a esposa têm agora a oportunidade de ver a família de novo reunida. Rubens chegou a morar um tempo dentro de um prédio na rua Marechal Rondon, onde funcionava um estabelecimento comercial que fechou. Por razão disto, os dois filhos do casal foram encaminhados ao Lar da Criança. O sustento da família atualmente é garantido com o dinheiro que ele recebe cuidando de carros na rua. “Como eu não tinha um lar decente para dar aos meus filhos, vi minha família ser desestruturada e as crianças foram para o Lar da Criança. Agora, tenho esperança de que conseguirei unir novamente a minha família e dar a todos uma vida melhor”, disse Rubens. O caso dele também foi encaminhado à Setecs pela Promotoria da Infância e Juventude.

A secretária Terezinha Maggi destacou que assim como todas as nove famílias que ganharam casa nesta quarta-feira, o Governo do Estado já conseguiu realizar o sonho de mais de 20 mil, que se encontravam em situação de risco social. “O que eu observo ao entregar as chaves é o brilho nos olhos destas pessoas, que agora têm um teto digno para viver e criar os filhos. Isto é a maior recompensa para mim e para o governador Blairo Maggi, ver o retorno dos impostos na realização do sonho de milhares de pessoas carentes”.

Além das casas, a Setecs também levou cestas básicas às famílias contempladas.

CASAS – As casas entregues no residencial Sonho Meu foram construídas dentro do projeto Nova Chance, que utiliza por mão-de-obra composta por reeducandos do presídio Pascoal Ramos. Eles trabalham em regime semi aberto e a cada três dias trabalhados há a redução de um dia na pena. Eles são selecionados e capacitados pela empresa Jet Casa, parceira do Governo na construção das moradias. As casas foram erguidas no galpão da empresa, por meio do encaixe de painéis de alvenaria confeccionados pelos reeducandos.

No Pedra 90 já foram entregues 216 casas, a meta do Governo é chegar a 234 unidades habitacionais.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318529/visualizar/