Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 11:00

    Imprimir


O município de Tangará da Serra recebeu em 1996 o título Selo Verde de Turismo da Embratur por deter um grande potencial turístico devido as belezas naturais. A cada ano o município recebe um número maior de visitantes e a prefeitura tem investido neste setor. Para divulgar a cidade como rota turística o prefeito Júlio César Ladeia decidiu realizar o primeiro Fantoor com a participação de jornalistas e agentes de viagens.

O evento foi promovido pela prefeitura em parceria com a secretaria estadual de Turismo. Durante dois dias um grupo de 15 pessoas conheceu a infra-estrutura da cidade e os pontos turísticos mais visitados do município. Para o prefeito Júlio César Ladeia investir no turismo é investir na qualidade de vida da população. “Em nossa gestão o turismo faz parte do pacote de prioridades. Estamos investindo na área e esperamos colher os frutos em breve”, afirmou.

A visita começou no Mirante Camping Lazer onde os jornalistas e os agentes de viagens conheceram o local e tiveram a oportunidade ímpar de ter contato com os índios da Aldeia Parecis. O grupo de 25 índios apresentou a Dança de Boas Vindas que segundo a lenda indígena traz sorte e felicidades aos visitantes. Em sinal de amizade todos foram convidados a participar da dança. Quem aceitou o convite não se arrependeu. “Uma experiência inesquecível” exclamou a repórter do Jornal A Gazeta Khadine Novaczyk.

Em seguida o grupo foi levado ao centro da cidade. A parada obrigatória foi no shopping de Tangará onde no almoço foi servido um prato tradicional do município, o frango no rolete. No período da tarde os jornalistas e agentes foram conhecer o ponto turístico mais visitado de Tangará, o Salto das Nuvens. Com uma queda d’água de 19 metros de altura e 100 de largura o local enche os olhos dos visitantes. Localizado na Fazenda Cachoeira o ponto turístico é banhado pelo rio Sepotuba que tem nascente própria e deságua no rio Paraguai.

Da cachoeira os jornalistas e agentes foram levados a Estação de Tratamento de Água da cidade e conheceram o projeto de reflorestamento das margens do rio Queima Pé, afluente do Sepotuba. Através do projeto 150 mil mudas já foram plantadas a beira do rio. Cada integrante do grupo plantou uma árvore que terá uma placa contendo o nome, profissão e data do plantio.

No período noturno o grupo conheceu um pouco da cultura do município. No anfiteatro do Centro Cultural assistiram a apresentações de salsa e street dance e da peça “Sem eira nem beira”. O jantar foi servido no Lions Clube. O primeiro dia do Fantoor foi encerrado no evento Grito de Carnaval, que abriu o carnaval de Tangará.

No domingo a programação teve inicio na Unitas- Universidade de Tangará da Serra com as apresentações do Coral Municipal e do Projeto 24 horas de Aventura, que é financiado pelo Ministério do Turismo. O grupo trabalha com a prática de esportes radicais. O almoço foi servido durante uma vista técnica no Pesqueiro Piracema e para encerrar o fantoor com adrenalina total todos foram para a Serra Tapirapuã onde foi realizado o rapel.

Depois de dois dias conhecendo o potencial turístico da cidade jornalistas e agentes falaram do que mais lhes chamou a atenção. Para o agente de viagens David Kato a infra-estrutura da cidade é muito boa.” A cidade e limpa e é possível perceber a qualidade vida que quem mora aqui”. Segundo o assessor da Secretaria estadual de Turismo, José Humberto Falcão, conhecer a cultura de um município é primordial para um visitante, “Gostei muito das manifestações culturais. As apresentações de dança e teatro enriqueceram o Fantoor”. Omar Lins Canavarros da Convencion Bureau afirmou que os produtos existentes são bom e que agora é preciso apenas formata-los. O que chamou a atenção da jornalista Andréa Cruz foi o turismo étnico e para o diretor de Turismo de Cuiabá Jaime Okamura o mais importante é a vontade política de desenvolver o turismo.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318904/visualizar/