Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 12:57

    Imprimir


Os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sul se reuniram no final de semana em Dom Aquino para o selar a implantação do consórcio e definir a cota de participação dos municípios. Durante a reunião definiram prioridades e identificaram os problemas comuns existentes nos municípios da região.

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, José Aparecido dos Santos, Cidinho, lembrou que a idéia da criação dos consórcios nasceu depois da implantação da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico. “Levantamos a bandeira dos Consórcios e levamos a idéia para o secretário Clóves Vetoratto que abraçou de imediato o projeto. Hoje os Consórcios são uma realidade, pois o projeto revelou o potencial econômico de muitas cidades de Mato Grosso” garantiu.

Durante a reunião os prefeitos de Tesouro, Campo Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa, Santo Antônio do Leste, Dom Aquino, São José do Povo, Guiratinga, Paranatinga, Poxoréo, Juscimeira, Pedra Preta, Jaciara e Itiquira definiram que cada um dos 15 Municípios vai destinar 0,3% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para estruturar o consórcio

Anfitriã do encontro, a prefeita de Dom Aquino, Maria José Borges, aposta no sucesso dos consórcios para solucionar problemas nas áreas econômica, social e ambiental. “É um trabalho em conjunto que deve ser feito com carinho e boa vontade”, disse a prefeita dos m Município que tem como fonte de renda a pecuária e a agricultura. O presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sul, prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescancin, lembrou que o grupo deve trabalhar de forma articulada buscando soluções para os problemas enfrentados pela maioria dos municípios da região e sugeriu a criação de uma rede de proteção social. Segundo ele, a prefeitura de Campo Verde gasta por mês cerca de R$ 5 mil na compra de passagens. ”Os bilhetes são entregues a pessoas que foram para a cidade em busca de uma vida melhor, mas que por algum motivo resolveram retornar para sua cidade de origem. As cidades integrantes do Consórcio somam 380 mil habitantes e juntos temos muito mais força para reivindicar recursos e melhorias para as nossas cidades”, disse Dimorvam. Os prefeitos marcaram para o dia 3 de março, em Rondonópolis a próxima reunião do consórcio. Ficou definido ainda que cada Município deverá encaminhar a um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, visando a a participação no consórcio.

O governador Blairo Maggi, que também esteve presente no encontro dos prefeitos sugeriu durante o evento que seja elaborado, através dos Consórcios, um diagnóstico sobre as prioridades e necessidades dos municípios e que estas sejam contempladas pelo Orçamento Geral do estado e Plano Plurianual. Ele ressaltou que por meio da união de interesses comuns nas áreas ambiental, social e econômica, os municípios poderão encontrar a solução para superar problemas idênticos, como ocorre no Vale do São Lourenço, Baixada Cuiabana e Alto Rio Paraguai. Nos três consórcios já criados , 39 Municípios se uniram, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para definir ações estratégicas para fomentar a economia e superar as desigualdades sociais. “Esse é um instrumento de política efetiva do governo”, disse o governador, que elogiou a formação dos consórcios.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato garantiu que independente de siglas partidárias, as ações dos consórcios devem ser contínuas para que os projetos – como a definição de cadeias produtivas – não sejam interrompidos. Segundo ele, os consórcios devem vir espontaneamente da vontade dos governos”, afirmou. O secretário fez uma rápida apresentação das finalidades dos consórcios, as quais consistem em promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, a mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.

Ainda duurante a visita a Dom Aquino o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, participou com o governador da solenidade de entrega de 50 casas populares no município. Na ocasião, fez a entrega de uma das chaves ao contemplado com a moradia.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/320423/visualizar/