Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 21:32

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) aproveitou a visita do presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo, para reforçar um pedido já encaminhado através de indicação: a regulamentação da profissão de tecnólogo no país. O projeto de lei nº 4.731 que tramita no Congresso Nacional desde 1994 é de autoria do próprio deputado Aldo Rebelo (PcdoB), e aguarda a realização de audiências públicas para ir à votação.

Em novembro de 2005, o plenário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso aprovou indicação do deputado Silval Barbosa aos presidentes da Câmara e do Senado destacando a necessidade de reconhecer os direitos desta categoria formada por graduados em cursos superiores de tecnologia. Em Mato Grosso, são mais de seis mil profissionais que atuam em 20 áreas distintas: agropecuária, artes, comércio, comunicação, construção civil, gestão, saúde, turismo, telecomunicações, hotelaria, meio ambiente e mineração, entre outras.

“Tecnólogos são profissionais de nível superior que pela sua formação estão habilitados à atuação imediata e qualificada em sua modalidade”, disse Silval Barbosa. “São eles que transformam conhecimentos científicos e tecnológicos em processos, projetos, produtos e serviços e precisam estar amparados pela regulamentação, resumiu o presidente da Assembléia.

A articulação destes profissionais encontrou respaldo no presidente da AL e no presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social da AL, deputado Humberto Bosaipo (PFL). Dispostos a intensificar a luta pela regulamentação, no final do ano passado os profissionais formaram a Associação Mato-grossense dos Tecnólogos (Amatec), presidida por Mário Márcio Pécora, e aprovaram a Estatuto da Associação.

As atribuições de um tecnólogo são as de analisar dados técnicos, desenvolver estudos especiais, orientar e analisar ações executivas, dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar serviços técnicos em obras, adaptar projetos, participar de planejamento e de orçamentos, além de prestar consultoria e assessorias.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323097/visualizar/