Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 16:54

    Imprimir


A mulher e os cinco filhos do ex-presidente chileno Augusto Pinochet foram presos na segunda-feira sob as acusações de evasão e fraude fiscal, dentro da investigação das contas milionárias da família no exterior. Fontes judiciais disseram que o juiz Carlos Cerda determinou a prisão da mulher de Pinochet, Lucía Hiriart, e dos filhos deles sob a acusação de preencher declarações de renda "maliciosamente incompletas", envolvendo milhões de dólares.

Cerda também determinou a prisão de Monica Ananias, secretária pessoal de Pinochet, e de Oscar Aitken, um ex-assessor.

Analistas dizem que Pinochet, 90, pode acabar sendo processado por crimes fiscais antes de ser julgado pelas acusações de violação aos direitos humanos. Estas últimas, numerosas, emperraram nos tribunais por causa das alegações de que o ex-ditador não teria condições de saúde para ser julgado.

"Estamos satisfeitos porque a investigação se traduziu em resoluções cruciais", disse Rodrigo Veliz, advogado da Receita chilena.

Pinochet assumiu o poder em 1973, no golpe militar que derrubou Salvador Allende. Ele já foi acusado pela morte de até 3.000 chilenos durante seu regime, que durou até 1990, e por dezenas de milhares de casos de tortura.

No ano passado, o ex-ditador foi acusado de evasão fiscal por manter uma quantia estimada em 27 milhões de dólares em contas estrangeiras secretas. A promotoria diz que Pinochet e sua família acumularam milhões de dólares em mais de 100 contas bancárias fora do Chile.

Entre os primeiros a ser presos na segunda-feira estavam Marco Antonio, o filho mais novo de Pinochet, e suas filhas Lucía, Jacqueline e Verónica. Em acusações em separado, reveladas num outro documento, o filho mais velho dele, Augusto, foi preso por falsificação de documentos oficiais.

A mulher e quatro dos filhos de Pinochet ficarão sob prisão domiciliar até terça-feira, quando uma corte de apelações decidirá se estabelece ou não fiança para sua soltura.

Augusto pode ser libertado antes, já que sua fiança não requer revisão judicial e já está estabelecida em 100 mil pesos (188 dólares).

A mulher e o filho mais novo de Pinochet já haviam sido indiciados como cúmplices na evasão de renda, e acusados de usar documentos e passaportes falsos para movimentar o dinheiro. A mulher chegou a ser presa por pouco tempo, e o filho Marco Antonio Pinochet ficou na prisão por algumas semanas em agosto, até ser libertado sob fiança.

Naquela época, Pinochet disse que assumia toda a responsabilidade pelos fatos investigados e que sua mulher e sua família não tinham nada a ver com as contas no exterior.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323138/visualizar/