Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 11:50

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sugerido ao PMDB na última quinta-feira, que a sigla componha chapa com o PT nas eleições de 2006, caso não encontre um nome "viável" para disputar a sucessão presidencial. A proposta teria sido defendida durante jantar com senadores do partido, em Brasília. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Lula apontou aos peemedebistas o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, para ser o vice do PT em outubro. Lula afirmou que anunciará se vai disputar a reeleição somente em junho, quando expira o prazo para inscrição da candidatura.

A tentativa do governo e do PT de formar aliança com o PMDB teria sido confirmada ontem pelo ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner. Entretanto, ele preferiu não detalhar nomes ou como poderá ser costurada a parceria eleitoral.

"Alguns senadores já nos disseram que gostariam de apoiar (Lula) no primeiro turno", acrescentou o ministro, ressalvando que o assunto não foi tratado no jantar com os senadores. "Se isso não ocorrer, conversamos para o segundo turno". Atualmente, Anthony Garotinho é o nome mais viável eleitoralmente do PMDB, mas enfrenta forte resistência de alas do partido e não têm apresentado desempenho entusiasmante nas pesquisas. Verticalização

Segundo a Folha, na reunião o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-presidente da República e senador José Sarney (AP) pediram a Lula empenho para derrubar a verticalização na Câmara, para viabilizar a aliança. A verticalização obriga os partidos a repetirem em nível estadual as alianças nacionais. Lula declarou recentemente que se opõe à verticalização.

No jantar, Lula comparou em números sua gestão com a do seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e defendeu que o governo atual supera o do PSDB em todos os quesitos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323440/visualizar/